Embaixador da Geórgia bota a mão na massa em evento na Baco Pizzaria
David Solomonia e sua esposa, Olena Terentieva, ensinaram a seletos convidados como fazer o prato mais famoso de seu país: o Khachapuri
atualizado
Compartilhar notícia
A embaixada da Geórgia ofereceu para convidados uma aula de culinária dada pelo embaixador do país David Solomonia e sua esposa, a embaixatriz Olena Terentieva, sobre como preparar o prato tradicional do país, o Khachapuri, na Pizzaria Baco. Na quinta-feira, (7/2), o embaixador vestiu um avental e botou a mão na massa, ensinando aos presentes cada passo da deliciosa iguaria.
A tradição de fazer o Khachapuri recebeu o status de Patrimônio Cultural Imaterial da Geórgia. O icônico prato da culinária georgiana consiste em um pão tradicional recheado de queijo. O processo começa pela fermentação da massa, permitindo que ela cresça antes de ser moldada conforme a tradição de cada área do país. Depois, ocorre a inserção do queijo, e tudo é colocado no forno a lenha.
O Khachapuri, que parece um calzone sem molho de tomate, é o preferido dos turistas. Para acompanhá-lo, uma boa pedida é o vinho do país, que também faz sucesso mundialmente e será comercializado na Baco (novidade em Brasília).
Considerada o berço do vinho, a Georgia possui mais de 500 tipos de uva. Há registros de grandes vasos com a bebida enterrados no chão há 8 mil anos – são conhecidos como Qvevris. A técnica ainda é utilizada atualmente.
“Estamos muitos felizes de comercializar os vinhos da Geórgia na Baco. Esse evento marca o começo de uma longa parceria com a embaixada da Geórgia”, afirma o empresário Gil Guimarães.
Confira os cliques: