1 de 1 Brasília-DF ( 17/04/23). Iftar do Ramadã. Fotos: Pedro Iff/Metrópoles.
- Foto: Pedro Iff/Metrópoles
O embaixador do Bahrein, Bader Al-Helaibi, se juntou ao embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, na última segunda-feira (17/4), para um jantar de Iftar do Ramadã. Diplomatas, autoridades e políticos, entre outros convidados, marcaram presença no encontro, ocorrido no espaço Villa Rizza.
O Ramadã (ou Ramadão) é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islão. O Iftar é uma refeição feita após o pôr-do-sol, com a qual se quebra o jejum diário. Ela é realizada de maneira comunitária, quando familiares e amigos se reúnem para o momento da refeição.
No período, os muçulmanos fazem jejum do nascer ao pôr do sol, sem comida, bebida, água, relações íntimas e fumo. A atenção volta-se mais para o aspecto espiritual, deixando de lado a materialidade. Durante o intervalo, há a tradição de se fazer orações, reflexões e caridade, além de praticar o perdão e a compaixão.
No evento de segunda-feira, o embaixador do Bahrein no Brasil frisou a importância da tolerância e da convivência entre as nações árabes. Ambos os países (Bahrein e EAU) colaboram com acordos internacionais que envolvem combate à violência, extremismo e discriminação de raças.
A noite terminou com um saboroso jantar repleto de iguarias árabes.