Embaixada dos Emirados Árabes Unidos recebe convidados em Dia Nacional
Em discurso, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, ressaltou o quão fortalecida está a relação bilateral com o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Anualmente, os Emirados Árabes Unidos festejam em 2 de dezembro o Dia Nacional, data em que os cidadãos e residentes comemoram a fundação do país, em 1971. Neste ano, a nação celebrará o 52º aniversário contemplando ações de sustentabilidade. Em solo brasileiro, a solenidade rememorativa ocorreu na Embaixada dos EAU, na noite dessa quarta-feira (22/11), e foi prestigiada por autoridades.
Em nome do presidente dos Emirados Árabes Unidos, o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, o embaixador dos EAU, Saleh Alsuwaidi, agradeceu pela presença dos convidados. Entre as autoridades, estavam o ministro das Relações Exteriores do Suriname, Albert Ramdin; o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Antonio dos Santos; e o governador da Bahia, Jerônimo Rodríguez.
Para que todos se sentissem verdadeiramente no país do Oriente Médio, a festa contou com a ilustre presença da delegação cultural dos Emirados Árabes Unidos. Cerca de 30 músicos vieram de Dubai para Brasília. Os musicistas fizeram a ponte aérea especialmente para tocar, com maestria, na solenidade e apresentar uma parte da rica cultura da nação.
Sustentabilidade
Atento às mudanças climáticas e no meio ambiente, o xeique Mohammed definiu 2023 como o ano da sustentabilidade, sob o lema “O Hoje é para o Amanhã”. Diante da importância da temática abordada, o subsecretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ministério das Relações Exteriores, André Correa do Lago, também compareceu ao evento comemorativo na embaixada.
País-sede da COP28 e exemplo para o mundo com iniciativas sustentáveis pioneiras, os Emirados Árabes Unidos obtém destaque quando o assunto é sustentabilidade. O EAU se tornou o primeiro da região do Oriente Médio a assinar e ratificar o Acordo Climático de Paris, criado em 2015. Também é a primeira nação a anunciar uma estratégia de neutralidade de carbono até 2050.
Ao longo do ano, os EAU não mediram esforços em difundir a consciência sobre questões de sustentabilidade ambiental, encorajar mudanças no comportamento e permitir a participação pública em pertinentes pontos, conforme frisou o embaixador. Os tópicos envolvem o consumo responsável, iniciativas para preservar o meio ambiente e estimular ação coletiva a fim de reduzir o fenômeno das mudanças climáticas.
“O Ano da Sustentabilidade pretende também destacar os esforços dos EAU para o fortalecimento da ação coletiva internacional, visando enfrentar os desafios da sustentabilidade e o seu papel na procura por soluções inovadoras que beneficiem a todos, a fim de construir um futuro mais próspero e bem sucedido”, evidenciou Saleh Alsuwaidi.
Brasil-Emirados Árabes Unidos
O embaixador fez questão de realçar sobre a fortalecida a relação bilateral entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos. Na avaliação de Alsuwaidi, o laço firmado entre os dois países em diversas esferas serve de “exemplo” para outras nações.
“Esta parceria estratégica entre os dois países amigos impactou de forma muito positiva a cooperação governamental e de investimentos, sendo a sustentabilidade uma importante parte dela”, reiterou o diplomata.
De acordo com Saleh Alsuwaidi, o Brasil acolhe a cooperação com os EAU em diversos setores, desde espacial até energia renovável. O embaixador aproveitou para ressaltar, em especial, uma iniciativa desenvolvida na Bahia. Intitulado de Projeto Macaúba, a ação tem por objetivo produzir combustível verde por meio da fruta nativa do Brasil.
“Faz com que esta ambiciosa cooperação se estenda a outras áreas e abranja a cooperação entre os dois [Brasil-Emirados] em favor de países terceiros amigos”, complementou o embaixador dos EAU.
COP28
Considerado um país modelo em busca de atingir o equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental, os Emirados Árabes Unidos está prestes a sediar a Conferência das Partes 2028, popularmente conhecida COP28. Realizado em Dubai, o evento terá início na próxima quinta-feira (30/11) e finalizará em 12 de dezembro.
O presidente Lula (PT) presenciará a COP28 com a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O embaixador Alsuwaidi atestou que a visita do chefe Executivo do Brasil pela segunda vez aos Emirados Árabes Unidos demonstra o quão forte está o elo entre as duas nações. O mandatário esteve na nação do Oriente Médio em abril deste ano.
“Gostaria de reiterar nossos sinceros agradecimentos ao Brasil pelo apoio expressado à presidência emirática à COP28 e pelo firme apoio à adesão do país ao Brics e do convite para a participação dos EAU na Cúpula do G20, prevista para o final de 2024 no Brasil”, enfatizou o embaixador. Ele concluiu: “Nossos agradecimentos ao Brasil pela cooperação em cada passo que damos juntos e que consolidam esta ambiciosa parceria estratégica”.
Confira os cliques da prestigiada noite:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.