Embaixada do Reino Unido celebra coroação do rei em evento prestigiado
Compareceram ao evento na embaixada ministros, deputados, senadores, diplomatas e executivos que têm relações econômicas com os britânicos
atualizado
Compartilhar notícia
Não são apenas os países britânicos que estão em festa em razão da coroação do rei Charles III, a ser realizada na Abadia de Westminster, em Londres, neste sábado (6/5). Os territórios diplomáticos da nação deram start nas celebrações. É o caso da Embaixada do Reino Unido no Brasil, que recebeu ilustres convidados em uma animada comemoração, cheia de referências à monarquia, na noite dessa terça-feira (2/5).
Embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq ofereceu um belíssimo evento em celebração à coroação de Charles. Assim como na cerimônia oficial do rei, a lista de convidados da comemoração na embaixada esteve repleta de autoridades e personalidades. Compareceram à ocasião ministros, deputados, senadores, diplomatas e executivos que têm relações econômicas com os britânicos.
Admiradora da realeza e da embaixadora, a Coluna Claudia Meireles prestigiou a estimada festa britânica-brasileira em homenagem a Charles. Em entrevista, Stephanie ressaltou, em nobres palavras, o sentimento de reunir tantas amizades: “Eu estou animada, na verdade. É muito bom compartilhar este momento com nossos amigos aqui, no Brasil. Amanhã, eu vou para Londres. Está tudo maravilhoso”.
Ao longo do evento, Stephanie recepcionou os convidados ao lado do marido, Kareem Al-Qaq, e do filho Zak. A vice-embaixadora do Reino Unido, Melanie Hopkins, também fez as honras do evento. Em conversa com a coluna, ela reiterou ser uma emoção presenciar uma coroação por “acontecer uma vez na vida”. “Nós crescemos com a presença da rainha [Elizabeth II]”, relembrou.
Discurso
Em um discurso em agradecimento pela presença de todos, Stephanie Al-Qaq destacou a importância dos temas a serem abordados por Charles na coroação. São eles: diversidade, sustentabilidade, juventude e comunidade. Na mensagem, a diplomata elencou trabalhos e ações desenvolvidas pelo monarca em prol dos britânicos.
Segundo a embaixadora, o Reino Unido é um dos países mais culturais do mundo. “Nas palavras do rei, somos uma comunidade de comunidades”, salientou. Stephanie comentou sobre a vida de diplomata no Brasil e reiterou fazer o possível para o conhecer a nação que a acolheu. “Estou aprendendo as diferenças e polêmicas entre a moqueca baiana e a capixaba”, brincou no discurso.
“Aqui, no Brasil, ele [o rei Charles] tem apoiado ativamente a profissão dos conhecimentos tradicionais e os direitos das comunidades indígenas, respeitando a continuação dessas comunidades para a ciência, cultura, economia e meio ambiente”, garantiu a embaixadora do Reino Unido.
Ao término do discurso, Stephanie cortou um bolo de quatro andares que trazia no topo o emblema da coroação do rei Charles. Desenhos de flores estamparam o doce nas laterais. A diplomata brindou em homenagem ao icônico momento do soberano.
Decoração
Os presentes viajaram para o Reino Unido sem sair do Brasil. Painéis com bandeiras do Reino Unido, quadros com a fotografia oficial do rei Charles e da rainha Camilla, backdrops com imagens do Palácio de Buckingham, com direito a tapete vermelho, integraram a caprichada decoração. Os ícones serviram de cenário para os cliques. A apresentação do flautista da monarquia encantou os convidados.
Entre tantos espaços instagramáveis, o trono do rei conquistou os convidados. Quem passou por lá tratou de fazer um registro à la majestade reinante. Outro ambiente cativante trouxe um mural de folhagens com o emblema da coroação de Charles ao centro. Ao lado, dois soldados com trajes oficiais da guarda da monarquia seguravam as bandeiras do Brasil e do Reino Unido.
Delícias
Com raízes inglesas, o chef Saulo Jennings preparou um menu provado e aprovado pelos convidados. Stephanie e a equipe de eventos da Embaixada do Reino Unido participaram do processo de elaboração do cardápio que uniu sabores britânicos e brasileiros. “Fizemos um queijo com geleia de açaí; um bolinho de piracuí, peixe emblemático do Tapajós; um dadinho de tapioca com geleia de cupuaçu; e um arroz de pato no tucupi e jambu”, listou Stephanie.
Em entrevista à coluna, Saulo deu mais detalhes dos apetitosos pratos. “Com muita honra de fazer essa celebração de coroação do rei, após 70 anos, nós fizemos o que o ele gosta, que é enaltecer a sustentabilidade e ter o cuidado com a Amazônia. Nós não trouxemos apenas um menu amazônico, mas brasileiro”.
“Na Inglaterra, tem pato, então, eu fiz aqui o pato com ingredientes da Amazônia, tucupi e jambu. Também preparei a feijoqueca, versão brasileira de feijoada com moqueca que traz jambu e cumaru. Para fechar o menu, a nossa farofa com raízes inglesas, claro”, acrescentou.
Confira os cliques do evento:
Serviço
Buffet: The Queen’s Place
Bar: Sweet Drinks
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.