Embaixada do Reino Unido celebra 92 anos da rainha Elizabeth II
A animada comemoração ocorreu nos jardins da residência e contou com a presença da procuradora-geral da República, Raquel Dodge
atualizado
Compartilhar notícia
A Embaixada do Reino Unido em Brasília abriu as portas nessa terça-feira (5/6) para celebrar o aniversário de 92 anos da rainha Elizabeth II em grande estilo. O tema escolhido para a festa deste ano foi uma homenagem aos 100 anos do voto feminino no Reino Unido e às conquistas das sufragistas (mulheres que revindicaram esse direito).
Os anfitriões, o embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, e a ministra-conselheira, Liz Davidson, receberam 600 pessoas. Entre elas, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge – convidada de honra da noite –, membros da comunidade diplomática, representantes do governo, formadores de opinião e empresários de Brasília.Durante o discurso, o embaixador expressou felicidade em celebrar o aniversário da rainha, o marco de 50 anos da viagem da monarca ao Brasil e a importância da sufragista Millicent Fawcett para a história da libertação feminina. Elizabeth II é a monarca britânica que reinou por mais tempo no país.
Rangarajan lembrou a falta da representação feminina em cargos importantes no Brasil e no mundo. Usou o Reino Unido como exemplo da força das mulheres, começando pela rainha como chefe de estado, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon.
Ele seguiu falando sobre os grandes eventos que marcaram o ano na Inglaterra. “Que ano nós tivemos até agora! Do nascimento do príncipe Louis até o casamento do príncipe Harry com Meghan Markle, no mês passado. Um período feliz. 2018 também é importante por outra razão: há 100 anos, em 1918, Millicent Fawcett iniciou uma luta pela igualdade de gênero no Reino Unido. O sufrágio é celebrado por ajudar a estabelecer e avançar com os direitos das mulheres no mundo”, lembrou. Logo depois, convidou Raquel Dodge.
A procuradora falou sobre a importância da amizade entre o Brasil e o Reino Unido e agradeceu o embaixador e a ministra-conselheira pelo importante trabalho estreitando os laços jurídicos, políticos, econômicos e culturais entre os países. Raquel Dodge estava contente em constatar a perspectiva promissora de aproximação bilateral entre as nações.
A procuradora-geral ressaltou como a rainha Elizabeth II tem sido uma fonte de inspiração na preservação de tradições e da estabilidade do Reino Unido. “Ela venceu desafios e provações comuns a muitas de nós mulheres, que experimentamos desafios na vida privada e pública. Seu exemplo de solidariedade e de coragem nos inspira nos dias atuais quando defendemos Direitos Humanos e enfrentamos corrupção”, completou.