Embaixada do Japão apresenta exposição Ikebana no Casapark
Os ikebanistas que estarão na mostra são da escola Sogetsu, de Brasília, e que tem sede no Japão
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite dessa quinta-feira (19/10), o Casapark abriu as portas para uma experiência cultural única com a inauguração da exposição Ikebana – Arte e Natureza, promovida pela Ikebana Sogetsu Brasília e pela Embaixada do Japão no Brasil. O público da capital poderá conferir essa experiência entre os dias 20 e 22 de outubro.
A mostra destaca a centenária técnica japonesa de arranjos florais, e faz um tributo à harmonia entre a arte e a natureza, um dos princípios fundamentais da cultura do Japão. Esta é a 36ª edição da exposição, que anualmente oferece à cidade uma nova coleção original.
Este ano, quando se comemora 115 anos da imigração japonesa no Brasil, a mostra apresenta cerca de 40 trabalhos produzidos por ikebanistas de Brasília, mais precisamente da escola Sogetsu, instituição que carrega o lema Arte e Criatividade.
O evento é coordenado por Zilá Costa, professora e orientadora, que conta que a Sogetsu tem sede em Tóquio e possui 49 sucursais no Japão e 120 no exterior. Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, Zilá recordou de quando começou a dar aulas de Ikebana em 1987, e da sua primeira aluna, Mora Guimarães, esposa de Ulysses Guimarães.
Palestra
Neste sábado (21/10), às 16h, acontecerá a palestra demonstrativa Os Caminhos da Ikebana, ministrada por Zilá Costa e Mara Starling. Zilá explica que praticar essa arte floral é excelente para a saúde mental. “Funciona como forma de meditação, isso é ótimo e necessário para aliviar o estresse”, diz Zilá.
Confira os cliques do evento:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram