Embaixada do Bahrein celebra ascensão do rei em evento prestigiado
Autoridades e políticos compareceram à imponente festa, oferecida pela Embaixada do Bahrein, atualmente liderada por Bader Al-Helaibi
atualizado
Compartilhar notícia
A ascensão de um soberano ao trono marca os capítulos da história de um país. Nação fixada no Oriente Médio, o Bahrein é comandado por uma monarquia, que tem à frente o rei Hamad bin Isa Al-Khalifa. Na última quarta-feira (7/12), o soberano completou mais um ano à frente do posto e a Embaixada do Reino do Bahrein no Brasil celebrou a ocasião com um majestoso jantar no espaço de eventos Villa Rizza, no Setor de Clubes Sul. Autoridades e políticos compareceram à imponente festa, como a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Além de exaltar o rei Hamad, a embaixada comemorou a Data Nacional, solenidade em que o país festeja a transformação do Bahrein em um estado fundado por Ahmed Al Fateh. Anualmente, a cerimônia é celebrada no dia 16 de dezembro. À frente do território diplomático, está o embaixador Bader Al-Helaibi. Antes de discursar, ele fez questão de recepcionar cada convidado, como os ministros da Educação, Victor Godoy, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim.
Bader dividiu o momento de declarações com Sidney Leon Romeiro, diretor do departamento de Oriente Médio no Itamaraty. Os dois agradeceram pelos esforços das autoridades presentes em estimular as relações bilaterais entre Brasil e Bahrein. De acordo com o embaixador, a balança comercial entre as nações alcançou números extraordinários durante 2021 e 2022. A meta é aumentar ainda mais.
“O Bahrein é considerado o quarto maior parceiro comercial árabe do Brasil e o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Reino do Bahrein”, enfatizou Bader Al-Helaibi ao longo do discurso. Ele aproveitou para convidar os investidores brasileiros para visitar o país. Em novembro, quem desembarcou por lá foi o papa Francisco. O diplomata ressaltou a viagem do pontífice ao abordar o tema tolerância religiosa.
“A mensagem mais importante de sua santidade foi promover os valores de tolerância, convivência, fraternidade e diálogo entre os povos de todas as religiões, a fim de alcançar o bem, segurança, e paz para toda a humanidade”, sustentou o embaixador do Bahrein no ilustre jantar. Ele definiu a visita do papa Francisco como “histórica”.
Outro tópico comentado pelo diplomata envolve a área política. Segundo Bader, há o desejo das duas nações em consolidar os laços de amizade e parceria estratégica, à luz das diretrizes das lideranças de ambos”. “Também, foram assinados diversos acordos e memorandos de entendimento, para promover a cooperação institucional entre os dois países amigos em diversos campos, além do impulso dado pelas visitas mútuas que elevam ainda mais o nível das relações bilaterais”, ressaltou.
A Data Nacional do Bahrein é comemorada em Brasília desde 2019. Os convidados do jantar saborearam pratos típicos da culinária árabe, como os tradicionais doces bairenitas. Eles também aproveitaram para aprender sobre a cultura e saber curiosidades do país do Oriente Médio. Os presentes receberam lembranças ao término do evento. Na decoração, feita pelo espaço Villa Rizza, optaram por usar as cores da bandeira da nação, o vermelho e branco.
Veja os cliques da noite:
Serviço
Espaço, buffet e decoração: Villa Rizza
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.