Embaixada de Malta celebra 60 anos de independência em noite memorável
Nessa terça-feira (24/9), a embaixada de Malta celebrou os 60 anos de independência em um evento sofisticado no espaço Villa Rizza
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite dessa terça-feira (24/9), a embaixada de Malta no Brasil celebrou os 60 anos de independência em um evento sofisticado no espaço Villa Rizza, no Setor de Clubes Esportivos Sul.
A ocasião contou com a presença de autoridades diplomáticas e convidados que puderam conhecer um pouco mais da história da ilha situada na região central do Mediterrâneo, além de festejar a estreita relação de amizade com o Brasil.
Para dar início a solenidade, os músicos Daniel Cunha, Michelle Fiuza e Norma Parrod interpretaram os hinos nacionais de Malta, do Brasil e da União Europeia, homenageando os países e reforçando a importância da nação como membro ativo da comunidade europeia.
Em um vídeo, o vice-primeiro-ministro de Malta, Ian Borg, apresentou detalhes sobre o papel de Malta para os assuntos globais. Formada por cinco arquipélagos, a história de Malta é marcada por sucessivas ocupações até a incorporação pela Grã-Bretanha.
Durante 150 anos, o país ficou sob o regime do império britânico, tendo conquistado sua independência no dia 21 de setembro de 1964. Apesar da vitória, Malta manteve a rainha Isabel II como soberana e, só depois de 10 anos, se tornou uma república.
Embaixada de Malta celebra o Dia da Independência
Além do 60º aniversário da ilha, o embaixador John Aquilina subiu ao púlpito e fez questão de reforçar que a data comemora outros três eventos importantes para a autonomia da ilha.”Além de celebrarmos nosso 60º Aniversário de Independência, também estamos comemorando 50 anos como República, 45 anos desde o Dia da Liberdade e duas décadas desde que nos juntamos à União Europeia”, afirmou o embaixador.
Os eventos que moldaram o país também marcam a história de cada um de seus cidadãos, incluindo a trajetória do embaixador de Malta, John Aquilina. Para ele, a independência veio com uma grande sensação de pertencimento.
“Nasci como cidadão de outro país no meu próprio país, porém, graças a nossa luta pela soberania, agora tenho o orgulho de ser cidadão maltês, e isto é algo que me entusiasma muito”, disse John Aquilina, emocionado.
Coquetel sofisticado
Depois das histórias compartilhadas e das ideias de roteiros imperdíveis do paraíso no Mediterrâneo, os convidados continuaram a aproveitar do coquetel sofisticado, em que a atmosfera ganhava ainda mais requinte com a apresentação ao vivo de músicas clássicas.
Entre os presentes, uma figura conhecida pelos brasileiros por conta das suas aventuras mundo afora chamou atenção: o economista e biologo Richard Rasmussen. À coluna, ele contou que foi ao evento à convite do embaixador e a intenção é organizar uma viagem para conhecer às belezas naturais do arquipélago.
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o destino, o buffet do Villa Rizza apresentou aos convidados um pouquinho das delícias da culinária local, com direito a muito camarão.
A fim de brindar o aniversário, foram servidos rótulos de espumantes e vinhos que harmonizavam perfeitamente com as opções de pratos principais, que contou com risoto com filé-mignon, bobó de camarão e ravioli de muçarela de búfala ao molho pomodoro.
Veja os highlights do evento no vídeo:
Confira como foi o aniversário de 60 anos de independência de Malta, pelo olhar de Luh Fiuza:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.