Embaixada da Itália realiza 5ª edição da feira de vinhos Vini D’Italia
A 5ª Edição do Vini D’Italia teve recorde de importadores e rótulos, com 124 expositores reunidos na embaixada da Itália, na Asa Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Na última sexta-feira (22/11), os amantes de vinho da capital federal vivenciaram uma experiência enogastronômica vinda diretamente do país da Bota: a 5ª edição da Vini D’Italia, uma feira de vinhos que já se tornou uma tradição na agenda dos brasilienses.
Realizado pela Embaixada da Itália desde 2018, o evento reúne diversos convidados e autoridades para apreciarem os principais rótulos de vinhos italianos e celebrarem as relações comerciais e de amizade entre os dois países.
Antes de começarem o passeio pelas stands da feira de vinho, cada convidado que chegava à embaixada da Itália, na Asa Sul, recebia uma taça exclusiva da noite de degustação.
Nesta edição, os enófilos foram agraciados com um feito inédito alcançado pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e a curadora do evento, a crítica enogastronômica Sueli Maestri, que conseguiram um número recorde de vinhos para o evento: 240 rótulos de todas as regiões do país.
“Além de celebrar a amizade e parceria comercial, este ano também celebramos os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Diante disso, fizemos uma organização um pouquinho diferente. Inclusive, tivemos, pela primeira vez, a participação de uma vinícola, a Antonelli, dando a chance para que as pessoas conhecessem um vinho que ainda não está disponível no mercado de Brasília”, comenta Alessandro Cortese.
O evento também fez parte da IX Edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo organizada pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália.
“Aproveitamos para celebrar que a Itália também é o 1º maior país exportador de vinho do mundo. Acredito que este dado merece uma atenção especial, uma vez que podemos entender que o nosso vinho é o mais consumido e, portanto, o mais apreciado no mundo. Embora os rótulos italianos já façam parte do paladar brasileiro, podemos e devemos nos esforçar ainda mais para promover a difusão dos nossos vinhos no Brasil”, comemorou Alessandro Cortese.
5ª edição da feira de vinhos Vini D’Italia
O chef Valerio Centonze foi o responsável por harmonizar os sabores italianos com os rótulos vindos diretamente do país do sul da Europa. Para ele, criar sabores que celebrassem a culinária do país não foi uma tarefa difícil. Natural de Roma, Centonze conseguiu unir seu talento na gastronomia com a sua bagagem cultural, apresentando pratos impecáveis para a noite de vinho.
O menu apresentado pelo chef trouxe para os convidados uma mesa de charcuteria sofisticada, com opções de queijos, salames, presunto parma e a bresaola, um curado de carne de boi típico do norte da Itália. Outro destaque da ilha com opções de entrada foi a porchetta romana, um porco recheado, marinado e temperado com ervas frescas.
Além dos aperitivos, os convidados puderam saborear massas preparadas com todo o rigor e tradição dos italianos. Na ocasião, foram servidos rondeli recheado com espinafre e molho de tomate, além de opções de molhos variados, como de queijo e ao funghi.
Confira quem esteve na 5ª edição da Vini D’Italia:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.