Embaixada da França em Brasília celebra 14 Juillet em noite memorável
Emmanuel Lenain, novo embaixador da França no Brasil, comemorou a Festa Nacional Francesa na residência oficial
atualizado
Compartilhar notícia
Emmanuel Lenain, o novo embaixador da França no Brasil, abriu as portas da residência oficial, na última quinta-feira (11/7), para comemorar a Festa Nacional Francesa. Prestigiado por diplomatas, autoridades e amigos da embaixada, o evento celebra a tomada da Bastilha, em 1789.
Em torno da bandeira bleu-blanc-rouge, que combina as cores do rei (branco) e da cidade de Paris (azul e vermelho), 14 Juillet foi estabelecida como festa nacional em 1880. De lá para cá, o Dia da Bastilha é marcado por um grande desfile militar na avenida Champs-Élysées, em Paris.
Em discurso, o embaixador Emmanuel Lenain deu às boas-vindas aos convidados, enfatizando que essa é a sua primeira festa nacional à frente da embaixada da França no Brasil. Aproveitou o momento, também, para destacar os valores fundamentais levantados pela República francesa, sendo eles a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
“Assumi minhas funções como embaixador da França no Brasil sentindo-me com muita sorte por ter a oportunidade de servir nesse país durante um momento-chave para as relações franco-brasileiras, e tendo assim a honra de poder contribuir para o relançamento e o fortalecimento da parceria entre os nossos países”, disse.
Durante a fala, o diplomata ainda comentou sobre a parceria entre o Brasil e a França, que, segundo ele, é baseada em “cooperações ricas em várias áreas, seja no âmbito estratégico, com o programa de construção de submarinos, seja no âmbito econômico, com mais de mil empresas francesas empregando mais de 500 mil brasileiros”.
“Os laços humanos são a espinha dorsal da nossa relação. Nossa densa cooperação educativa, linguística, universitária e científica tem multiplicado os nossos intercâmbios estudantis, os quais trabalharemos para fortalecer ainda mais na expectativa de poder alcançar o marco de 8 mil estudantes brasileiros na França em 2026”
Emmanuel Lenain, embaixador da França no Brasil
Outro tema levantado por Lenain envolveu as expectativas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, programados para começar em 26 de julho. “Aproveito para convidar todos aqueles e aquelas que estarão no Rio de Janeiro para assistir a transmissão da cerimônia de abertura na praia de Copacabana”, convocou.
Sustentabilidade também integrou o discurso do embaixador francês. Para ele, ambas as nações compartilham de um desafio em comum: a proteção do meio ambiente e, em particular, a preservação da Amazônia.
O anfitrião não deixou de mencionar, ainda, a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, que, segundo ele, “é mais uma ilustração trágica da emergência da questão ambiental”. “Expresso toda minha solidariedade”, pronunciou.
Por fim, Emmanuel Lenain assegurou que continuará a trabalhar para concretizar os compromissos que os presidentes dos dois países assumiram. “Já temos vários encontros marcados. Em 2025, em comemoração aos 200 anos de nossas relações diplomáticas, organizaremos ‘o ano França – Brasil’, ou la saison France – Brésil, uma série de eventos e projetos que visam contribuir para a promoção da França no Brasil e do Brasil na França”, antecipou.
A Festa Nacional foi contemplada por uma orquestra regida pelo maestro Claude Brendel, bem como iguarias saborosas e vinhos franceses.
“A celebração da nossa festa reflete a relação entre a França e o Brasil: animada, alegre e vibrante! Vamos manter esse espírito em 2025, ano do bicentenário das relações diplomáticas entre nossos dois países”, declara o embaixador Emmanuel Lenain à coluna Claudia Meireles.
Confira as fotos de Luh Fiuza:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.