Embaixada da França dá dicas para brasileiros viverem as Olimpíadas
Em Paris ou no Brasil, embaixada da França mostra como os brasileiros podem aproveitar os jogos e as inovações das Olimpíadas de Paris 2024
atualizado
Compartilhar notícia
Tendo a Cidade Luz como palco, algumas modalidades das Olimpíadas de Paris 2024 iniciam nesta quarta-feira (24/7), mas a aguardada cerimônia de abertura ocorre apenas na sexta-feira (26/7).
Cem anos após a última edição dos jogos na capital francesa, a Embaixada da França no Brasil está orgulhosa pelas inovações que a cidade trouxe para o principal evento esportivo do mundo.
“Os jogos de Paris 2024 entrarão para a história como os jogos mais sustentáveis. Respeitando as condições do Acordo de Paris, terão uma emissão de carbono reduzida pela metade, em relação às edições precedentes. Estes jogos utilizam 95% de estruturas já existentes e garantem que 100% dos locais de provas sejam acessíveis pelo transporte urbano. Além disso, eliminamos 50% do plástico descartável e a oferta gastronômica, com toda a qualidade da boa mesa francesa, virá dos produtores locais“, ressalta o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.
De acordo com Julie Maraval, adida do esporte da embaixada, Paris 2024 visa celebrar e promover não apenas a excelência esportiva, mas também a união de culturas, a sustentabilidade e a inclusão. “Além de mostrar ao mundo o nosso comprometimento total e irrestrito em favor da cooperação multilateral, é uma oportunidade de relembrar nossos principais objetivos mundiais em prol da paz, do desenvolvimento sustentável e da preservação do planeta”, afirma.
Novidades nas Olimpíadas de Paris 2024
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 apresentam diversas novidades, principalmente em relação à cerimônia de abertura que, pela primeira vez, não será em um estádio olímpico, mas sim no rio Sena.
Segundo a adida do esporte, centenas de milhares de espectadores conseguirão assistir ao desfile, que passará por monumentos, como o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, e terá um barco para representar cada um dos 206 países participantes.
“O percurso de 6 km terminará no Trocadero, onde estão previstos espetáculos em frente à famosa Torre Eiffel. Também, pela primeira vez, este evento será aberto ao público e gratuito. Portanto, se você estiver por Paris durante os jogos, não perca esse espetáculo”, destaca Julie Maraval.
A promoção da inclusão também é um pilar central dos projetos da embaixada e tem se feito presente nas Olimpíadas. “Pela primeira vez na história, haverá exatamente o mesmo número de atletas mulheres e homens nos Jogos Olímpicos e uma progressão importante no número de atletas femininas para os Jogos Paraolímpicos, com 1.859 participantes”, ressalta Julie.
Brasil nas Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos de 2024 contam com 32 modalidades olímpicas e 22 modalidades paraolímpicas, que contam com a participação de, aproximadamente, 210 atletas brasileiros. Entre as modalidades, quatro são inéditas: escalada, breakdance, skate e surf. “O público brasileiro poderá acompanhar a Fadinha, Rayssa Leal, com seu talento surreal”, afirma adida do esporte da embaixada da França no Brasil.
Além dos brasileiros poderem acompanhar os atletas de casa, a embaixada da França no Brasil e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro promovem um evento de transmissão ao vivo no Tropìk Beach Club, localizado no posto 6 da Praia de Copacabana. “O público poderá acompanhar o desempenho dos atletas simultaneamente a uma experiência gastronômica com a assinatura do chef francês Jérôme Dardillac”, diz a representante de esporte na embaixada francesa.
Com a aproximação das Olimpíadas de Paris 2024, a Aliança Francesa e a embaixada da França no Brasil também lançaram uma série de projetos que buscam fortalecer os laços culturais entre os dois países. Entre as iniciativas está o Partiu Paris, programa de aprendizagem de francês on-line. “O Partiu Paris é uma boa opção para quem deseja se conectar com os Jogos e viajar para França, seja durante as Olimpíadas ou depois”, afirma Julie Maraval.
Os cursos de francês que possuem parceria com a embaixada também se beneficiam com o programa Impact Meninas, que busca diminuir preconceitos de carreiras e enaltecer atletas inspiradoras.
Vai conhecer Paris? Não perca!
A cerimônia de abertura é um evento imperdível para os brasileiros que viajam até a capital, mas a embaixada da França também indica assistir às competições de vôlei de praia aos pés da Torre Eiffel, o surf na Polinésia Francesa, a vela em Marselha, o rugby em cadeira de rodas no Champ-de-Mars e a equitação e para-equitação no Castelo de Versailles.
Apesar dos embates chamarem a atenção dos visitantes, boa parte dos monumentos e museus da cidade continuarão abertos. Julie Maraval recomenda visitar a exposição fotográfica em torno das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos na UNESCO; o skatepark artístico e exclusivo instalado no Centro Pompidou; o show de esportes urbanos na Concorde; as esculturas do artista Laurent Perbos que celebra o Olimpismo em frente à Assembleia Nacional; e, para aqueles que ficarem com saudade do Brasil, a Casa Brasil no parque de la Villette.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram