Embaixada da França celebra a Queda da Bastilha com festa grandiosa
“Finalmente, podemos nos reunir novamente”, disse emocionada a embaixadora francesa, Brigitte Collet, ao iniciar as comemorações
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridade nacionais e internacionais se reuniram na noite desta quinta-feira (15/7) na Embaixada da França para celebrar os 233 anos da Queda da Bastilha. Um evento revolucionário que comemora a invasão da prisão por parisienses que lutavam para derrubar a monarquia absolutista durante a Revolução Francesa em 1789.
Para abrir a noite com chave de ouro, a orquestra entoou os hinos nacionais brasileiro e francês. Embaixadores de diversos países fizeram questão de comparecer a festança e celebrar a amizade entre os países. A embaixadora da França, Brigitte Collet, agradeceu a presença dos convidados para comemorar uma data tão marcante para a França.
“Estamos orgulhosos de ter tornado a União Europeia mais soberana, mais unida, mais verde e mais social. Hoje, celebramos um momento histórico excepcional, que teve repercussão mundial: a tomada da Bastilha em 1789. Também celebramos os ideais da Revolução francesa que tornaram-se universais. Liberdade, igualdade e fraternidade”, declarou Collet.
Atividades culturais, ações que a embaixada francesa realiza no Brasil, assinatura de acordos em favor do desenvolvimento sustentável com o Ministério do Desenvolvimento Regional, Consórcio Nordeste e Governo de São Paulo foram os exemplos de sucesso citados durante o discurso da autoridade. Além disso, ressaltou a importância do combater o desmatamento e das pesquisas entre entre os cientistas de ambos os países.
Brigitte ainda aproveitou a presença de todos para prestar solidariedade à Ucrânia.
Os convidados saborearam deliciosos queijos, patê, frios e champanhe. A festa terminou com uma grande balada comandada pelo DJ Patric, que entre grandes sucessos franceses, como Voyage Voyage, não deixou de tocar hits brasileiros. A cantora Anitta e Jorge Aragão estavam na playlist do músico. Para abrilhantar a noite, Franceses ocuparam a pista de dança e renderam-se ao nosso samba.
A celebrações da Queda da Bastilha acontecem em toda a França, com shows de fogos de artifício e paradas. O maior e mais antigo desfile militar da Europa ocorre em 14 de julho na avenida Champs-Elysées, com a presença do Presidente da República. A procissão é composta por unidades militares a pé, motorizadas ou aéreas, e às vezes convida tropas de forças estrangeiras.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.