Embaixada americana celebra Dia da Independência com festa e fogos
A tradicional comemoração do quatro de julho, foi antecipada para essa quinta-feira (28/6) por conta da Copa do Mundo
atualizado
Compartilhar notícia
A independência dos Estados Unidos é celebrada no dia quatro de julho. Todos os anos, a embaixada americana em Brasília comemora a data com uma grande festa em sua sede, localizada no Setor de Embaixadas Sul. Este ano, o embaixador Michael McKinley e a embaixatriz Fatima Sales anteciparam os festejos para a noite dessa quinta-feira (28/6), a fim de o evento não interferir na programação da Copa do Mundo 2018.
A bela festa tomou conta de todo o vasto jardim da residência oficial. As cores da bandeira americana – vermelho, branco e azul – destacavam-se em toda a decoração. Mais de 1 mil convidados marcaram presença para cumprimentar o embaixador e a embaixatriz sob a lua cheia, que abrilhantava a celebração. Várias ilhas com comidinhas norte-americanas tradicionais foram espalhadas pelo local.
Na hora do discurso, Michael McKinley anunciou sua partida para trabalhar diretamente com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Washington, e demonstrou tristeza em deixar Brasília. O embaixador agradeceu pela atenção do corpo diplomático e se disse muito satisfeito com a missão dada a ele em nosso país.
Durante a visita do vice-presidente americano, Mike Pence, nesta semana, o Brasil e os Estados Unidos conseguiram concluir com sucesso questões que estavam na agenda bilateral há mais de 10 anos, entre elas: os acordos para manter os céus abertos para as companhias aéreas de ambos países; cooperação espacial; um diálogo de alto nível sobre segurança; bem como a retomada de negociações sobre a base de lançamento espacial de Alcântara.
“Em Brasília fomos seduzidos pela arte de Niemeyer. Muito nos comoveu a visita a museus únicos, como Inhotim [em Minas Gerais] e o da família Brennand. Também vibramos com a música de Caetano, Chico Buarque, Milton Nascimento, Elza Soares e outros talentos da música popular brasileira. Da mesma forma, gostamos da música em Brasília, no Clube do Choro e outros lugares. A vida aqui foi além do trabalho”, falou, emocionado.
Depois do discurso, um grande show de fogos de artifícios iluminou o céu por 15 minutos. Em seguida, os anfitriões abriram animadamente a pista de dança ao som de hits latinos, hip hop e música pop americana.