Emagrecimento: fruta espinheiro-marítimo é a nova aposta da ciência
Apesar de ser pouco comum no Brasil, estudos indicam que o espinheiro-marítimo oferece benefícios à saúde e pode auxiliar no emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Uma fruta amarela, pequena e nada convencional está sendo considerada pela comunidade científica a mais nova aposta dos superalimentos. Apesar de não ser muito encontrada no Brasil, a Hippophae rhamnoides ou espinheiro-marítimo promete auxiliar no processo de emagrecimento.
A descoberta foi feita depois do Journal of the Science of Food and Agriculture da SCI publicar uma pesquisa sobre os benefícios ainda pouco explorados da fruta encontrada, predominantemente, no Canadá, no norte da Europa e na Ásia.
Os pesquisadores descobriram que o bagaço e as sementes do espinheiro-marítimo são ricos em compostos polifenólicos, que apresentam benefícios que vão desde a proteção cardiovascular até propriedades anti-inflamatórias.
Além disso, eles notaram que, ao extrair o óleo espinheiro-marítimo, ficou ainda mais evidente a rica presença de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitaminas E, B e A e polifenóis.
Renan Danielski, coautor do estudo, pontuou que a relação entre a fruta e o processo de emagrecimento ainda está em fase inicial de investigação, mas que os resultados promissores sobre o espinheiro-marítimo demonstram um caminho aberto para análises adicionais sobre seus mecanismos e potenciais aplicações terapêuticas.
“Este é um primeiro passo para compreender como os polifenóis do espinheiro-marítimo podem modular a nossa fisiologia de uma forma benéfica. A pesquisa futura precisa se concentrar na compreensão dos mecanismos por trás desses efeitos e em mais experimentações usando modelos animais e humanos. Se estes efeitos forem confirmados in vivo, podemos vislumbrar o uso de polifenóis de espinheiro-marítimo para fins terapêuticos e farmacológicos, auxiliando na prevenção e tratamento de diabetes, obesidade e muitas outras condições”, observou Danielski.
Outros benefícios
De acordo com o site Very Well, as qualidades do óleo do espinheiro-marítimo já são bastante conhecidas e têm ganhado popularidade na área da beleza. Uma pesquisa publicada na revista Comestic, de 2017, verificou os benefícios do óleo para o tratamento de diversas doenças de pele.
A revisão concluiu que o espinheiro-marítimo possui antioxidantes e ácidos graxos responsáveis por remover os radicais livres que prejudicam a pele. Por conta disso, os autores conseguiram demonstrar que o uso do óleo da fruta reduz a aparência de envelhecimento natural, além de contribuir para a manutenção da umidade da pele. Outras utilidades do óleo listadas foram:
- Papel de hidratante da pele
- Auxílio no alívio de irritações cutâneas
- Tratamento da acne
- Melhora o aspecto dos cabelos, incluindo queda de cabelo
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram