Em viagem pelo Brasil, rainha Mary da Dinamarca visita Brasília
Ao longo da viagem, a alteza fez uma aterrissagem em Brasília, nesta sexta-feira (4/10), para cumprir uma agenda de eventos
atualizado
Compartilhar notícia
Descrita pela imprensa europeia como uma figura “adorada” pelos súditos, a rainha consorte Mary da Dinamarca está em turnê oficial pelo Brasil desde a última quarta-feira (2/10) e ficará em solo verde-amarelo até este sábado (5/10). Ao longo da viagem, a alteza fez uma aterrissagem em Brasília, nesta sexta-feira (4/10), para cumprir uma agenda de eventos.
O primeiro compromisso da agenda da rainha Mary é no Palácio do Planalto. Ela foi recepcionada pelo presidente Lula. A visita da esposa do rei Frederik X da Dinamarca ao Brasil tem como objetivo fortalecer a cooperação e as relações bilaterais entre os dois países.
Durante a turnê pelo Brasil, Mary tem sido acompanhada pelo ministro do Clima, Energia e Serviços Públicos dinamarquês, Lars Aagaard. Depois do encontro com o presidente Lula, a rainha visitará uma escola pública na capital federal. Na instituição de ensino, ela conhecerá mais detalhes do programa de alimentação escolar brasileiro.
Segundo a programação postada pelo perfil oficial da família real da Dinamarca no Instagram, também está prevista uma reunião com a rainha Mary na sede da Embrapa Cerrados. À noite, a alteza terá um jantar de trabalho oferecido pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), na Embaixada da Dinamarca.
“A jornada deve ajudar a sublinhar o desejo de uma cooperação reforçada e aprofundamento das relações dinamarquês-brasileiras. Áreas como sustentabilidade, biodiversidade e clima são prioridades comuns centrais para o Brasil e a Dinamarca”, escreveram na publicação no Instagram.
Amazonas
Brasília não foi a única cidade visitada pela rainha consorte Mary da Dinamarca durante a turnê pelo Brasil. Antes de desembarcar na capital federal, ela esteve no Amazonas, onde começou a visita oficial na quarta-feira (2/10) com um passeio de barco pelo rio Amazonas e, em seguida, a uma reserva natural da floresta tropical.
À noite, Mary foi recebida pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil-AM), no Teatro Amazonas. Na ocasião, ela assistiu a uma apresentação que mostrou a história cultural da região amazônica. Já na quinta-feira (3/10), a integrante da realeza dinamarquesa compareceu ao Instituto Nacional de Pesquisa da Floresta Amazônica (INPA).
No Inpa, Mary ajudou a alimentar um peixe-boi com uma mamadeira. “Posteriormente, a rainha visitou o Centro de Bioeconomia (CBA), que foi criado em Manaus em 2002 e visa promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica”, relataram no Instagram. Em um dos almoços, a alteza saboreou pratos com ingredientes sustentáveis colhidos e produzidos pelos povos indígenas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.