Em Memória de Athos: talk recorda a trajetória de Athos Bulcão
Valéria Cabral e o designer Danilo Vale participaram de um bate-papo sobre a história e o legado do artista
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos maiores artistas brasileiros, Athos Bulcão fazia a integração da arte com a arquitetura e completaria 100 anos em 2018. Como parte das comemorações do centenário, a secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral, e o designer Danilo Vale participaram do talk Em Memória de Athos, no Living Gourmet da CasaCor, na última quarta-feira (10/10). O evento reuniu cerca de 20 convidados.
Valéria está há 22 anos à frente da Fundathos e segue militando para que o legado do artista permaneça preservado. No início do bate-papo, Valéria recordou a biografia desse carioca do Catete. Segundo de quatro filhos, Athos costumava dizer que ninguém nunca tinha dado muita bola aos seus desenhos em casa.
Danilo desenhou cadeiras e banquetas inspiradas nos azulejos de Athos. A paixão pelos traços teve início ainda na infância. “Quando me formei em design e comecei o meu próprio estúdio, eu queria fazer obras que remetessem à Brasília”, disse. Danilo desejava mostrar um lado diferente da cidade para quem é de fora e criar algo com que os brasilienses tivessem uma afinidade natural. “Não tinha como fugir de Athos Bulcão”.
O talk marcou a abertura de uma série de atividades em homenagem a Athos Bulcão no shopping CasaPark. Até o dia 17 de outubro, serão realizadas duas oficinas de composição de peças sobre azulejo voltadas para o público infantil e adulto, além de um curso de azulejaria brasileira com o artista mineiro Alexandre Mancini, no auditório da Livraria Cultura. As inscrições podem ser feitas no site do evento.
Confira os cliques:
Mitsuko Matuda