Em jantar, embaixada do Omã celebra 50 anos de amizade com o Brasil
O embaixador de Omã, Talal Al-Rahbi, abriu as portas da residência oficial no Lago Sul para comemorar os 50 anos de amizade com o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Na última quarta-feira (19/6), a embaixada do Omã no Brasil promoveu um jantar especial em homenagem aos 50 anos de amizade e relações diplomáticas entre os dois países. O embaixador do Omã, Talal Al-Rahbi, abriu as portas da residência oficial no Lago Sul para receber convidados ilustres, incluindo autoridades e empresários que colaboram para estreitar os laços entre as nações.
Em um discurso emocionado, o embaixador falou sobre os sacrifícios necessários para garantir um bom trabalho fora do país e agradeceu aos filhos pelo apoio contínuo nas agendas diplomáticas. “Trata-se de um aniversário muito importante para nós, pois reflete a força e a durabilidade das relações entre os dois países amigos, que trabalham diligente e ativamente para promover, reforçar e desenvolver essas relações em vários domínios, seja econômico, comercial e de investimento”, pontuou.
Relação promissora
Durante o evento, foram apresentados dados que destacaram o saldo comercial positivo da relação entre os dois países, que registrou em 2023, cerca de dois bilhões de dólares, quase 10 bilhões de reais. “No próximo período, esperamos desenvolver parcerias e cooperações em todos os domínios. Sem dúvida, essas iniciativas levaram ao desenvolvimento e à diversificação das trocas comerciais, o que abrirá caminho para o fluxo de investimentos, garantindo um impacto positivo no fortalecimento das relações”, afirmou.
O ministro brasileiro do Turismo, Celso Sabino, também esteve presente no jantar. Convocando algumas autoridades, como deputados e senadores, para a tribuna do evento, Celso Sabino reforçou a importância da colaboração em prol do desenvolvimento de ambos os países.
“O Parlamento Brasileiro se alegra, assim como os setores comerciais, industriais, com a relação fraterna e amistosa que temos com o sultanato de Omã. Eu tive a oportunidade de visitar Omã e pude perceber o carinho do povo, a hospitalidade, a culinária extraordinária. Sem dúvida queremos retornar e estreitar ainda mais os nossos laços. Todos os dias nós temos diversos voos para destinos de países árabes e isso demonstra que a nossa relação está cada vez mais potente”, comentou.
Viagens facilitadas
Como uma surpresa para os convidados, o ministro anunciou esforços para facilitar o turismo entre as nações. “Nós estamos organizando, agora, um encontro entre agências de viagem do Brasil e agências de viagem de Omã, para que pacotes sejam elaborados, buscando que mais cidadãos de Omã possam conhecer as nossas belezas, como também favorecer que mais brasileiros possam ter um pouco da experiência que tive nos poucos dias que estive em Omã”, afirma.
Intercâmbio gastronômico
Depois de cortar o bolo que celebrou os 50 anos da relação fraterna, os convidados desfrutaram de um buffet que mesclava as culturas gastronômicas. Enquanto curtiam o show da cantora Dani Machado, os presentes puderam escolher os pratos, que incluía camarão e escalope de filé, bem à moda brasileira, ou Baba Ghanoush e salada de grão de bico, tipicamente árabes, preparados pelo chef Pedro Moreira.
Confira os cliques de Wey Alves:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram