Em jantar, Embaixada do Japão recebe premiada violinista Maeda Hina
A musicista, vencedora da Competição Internacional de Violino Henryk Wieniawski, fez uma linda apresentação para convidados na segunda (8/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Na noite dessa segunda-feira (8/5), o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, abriu as portas da embaixada e recebeu seletos convidados para um jantar em homenagem à talentosa e premiada violinista japonesa Maeda Hina.
Nascida em Osaka, a musicista de apenas 20 anos foi a grande vencedora da 16ª edição da Competição Internacional de Violino Henryk Wieniawski, em Poznan, na Polônia, no ano passado. O evento ocorre a cada cinco anos e é considerado a porta de entrada para o sucesso de jovens violinistas mundialmente.
O concurso recebeu 160 vídeos de músicos de vários países. Do total, 40 foram selecionados para irem até o país. Esta é a primeira vez em 41 anos que um japonês venceu o certame.
À Coluna Claudia Meireles, a violinista disse estar muito feliz. Ela se sente honrada com o primeiro lugar. “Até agora, não estou acreditando! Me belisco para acreditar na realidade que estou vivendo”, expressou a jovem, que abriu a noite com as duas peças que tocou na final da competição.
Após a premiação, Hina começou a viajar pelo mundo mostrando todo o seu talento e virtuosidade. Até 2024, ela se apresentará em mais de 60 shows em 20 países. A jovem já visitou Taiwan, Polônia e Alemanha. Na América do Sul, se apresentou na Colômbia e no Brasil.
Em solo brasileiro, Maeda foi recepcionada com um jantar na embaixada para matar a saudade da culinária do país de origem. O chef Nohara Kazumine caprichou para realizar a homenagem para a violinista. Os convidados ficaram encantados com o sabor delicioso de cada prato.
Em discurso, o embaixador Hayashi Teiji agradeceu a presença de todos. Ainda falou do orgulho de receber a jovem em Brasília e poder mostrar a virtuosidade e competência da conterrânea.
Sobre a violinista
Hina começou a tocar violino aos 4 anos de idade. Aos 11, já se apresentava como solista nas principais orquestras japonesas.
Além de vencer a Competição Internacional de Violino Henryk Wieniawski, ela ganhou outros prêmios em concursos, como o Tokyo Music Competition, em 2020, e foi selecionada como a participante do CHANEL Pygmalion Days, em 2020 e 2021.
No Brasil, além da capital federal, a violinista está com passagem confirmada por São Paulo.
Confira a apresentação de Maeda no Henryk Wieniawski:
Veja os cliques do evento em homenagem à musicista em Brasília:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.