Em almoço, Embaixada de Omã celebra 52º aniversário da data nacional
A data refere-se ao renascimento e implementação de uma série de reformas econômicas no Sultanato de Omã, em 1970
atualizado
Compartilhar notícia
Na tarde desta segunda-feira (21/11), o embaixador do Sultanato de Omã no Brasil, Talal Sulaiman Alrahbi, recebeu autoridades para celebrar o 52º aniversário da data nacional do país. A ocasião refere-se ao renascimento e implementação de uma série de reformas econômicas na antiga colônia britânica, que passou a investir nos setores da saúde, da educação e do bem-estar social, em 1970, pelo sultão Qaboos bin Said Al-Said.
A comemoração começou com a recepção amistosa de Alrahbi, que cumprimentou cada convidado. Para abrir a solenidade, a banda de música presidencial entoou os hinos nacionais do Brasil e de Omã. Em seu discurso, o embaixador agradeceu a parceria de ambos os países e reforçou as conquistas da nação da Península Arábica. O embaixador brasileiro Kenneth da Nóbrega representou o Itamaraty e discursou em nome do ministro Carlos França.
Sob o comando do sultão Haitham bin Tariq bin Taimur Al-Said, o sultanato de Omã se beneficia de uma das 100 maiores economias do planeta, que cresceu 43,4% nos nove primeiros meses de 2022 em relação ao ano passado, impulsionada pela alta do preço do petróleo e pela força de um povo trabalhador.
Hoje, o país conta com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 135,7 bilhões, segundo informações da embaixada. Essa parceria econômica mostra-se promissora em vários setores, principalmente em investimentos, no comércio e na agricultura.
Dentro de um dos pilares do chamado Renascimento Renovado, o sultão pediu aos omanis — como são chamados os cidadãos nascidos no país — que contribuam da melhor maneira possível “para enriquecer os esforços de desenvolvimento, progresso e prosperidade”.
No fim da solenidade, os convidados puderam saborear um almoço delicioso preparado pelo Porto Vitória, além de kebabs assinados pelo chef Halil Ceyhan.
Confira quem passou por lá:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram