Elixir para juventude? Saiba por que celebridades estão bebendo azeite
Beyoncé, Jennifer Lopez e Sophia Loren são adeptas do produto que oferece altos níveis de antioxidantes e retarda o aparecimento de rugas
atualizado
Compartilhar notícia
Os benefícios do azeite de oliva extra virgem para a saúde são conhecidos há muito tempo pela medicina. Agora, marcas de bem-estar estão investindo em produtos com fórmulas superconcentradas do óleo para tratamento de pele, cabelos e unhas.
Beyoncé e Gwyneth Paltrow são algumas das celebridades que já afirmaram usar azeite extra virgem para tratamentos estéticos. Jennifer Lopez aplica o óleo diretamente nos cabelos e no corpo, desde a infância, e Sophia Loren se banha nele. Basta dar uma olhada no brilho de suas peles para entender os resultados do produto.
Se voltarmos alguns milênios no tempo, vamos ver que os faraós já usavam o azeite como hidrante e calmante natural para suas peles bronzeadas. O óleo estava na rotina de cuidados de Cleópatra, lembrada também por sua beleza ímpar.
Da cozinha para a nécessaire?
Você pode até passar o óleo diretamente no rosto e no corpo para ter a pele mais macia, mas os melhores resultados aparecem de dentro para fora, quando ele é adicionado à dieta. Isso porque as moléculas do azeite de oliva são muito grandes e não conseguem penetrar profundamente na pele.
O azeite de oliva extra virgem contém ômega 3 e 9, altos níveis de antioxidantes – incluindo vitamina E –, que retardam e previnem danos celulares causados por radicais livres. Ele também estimula a conectividade de colágeno saudável, o que favorece a elasticidade da pele e retarda o aparecimento de rugas. Ele ainda ajuda o corpo a absorver melhor as vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura), como A, D, E e K.
Diversos estudos científicos mostram, inclusive, os benefícios da dieta mediterrânea à saúde – rica em alimentos in natura, azeite de oliva, frutos do mar e muitos legumes. Ela é apontada como fonte de longevidade e prevenção do Alzheimer, segundo a neurologista Thaís Augusta, coordenadora de Neurologia do Hospital Santa Lúcia e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurologia.
Mas atenção! Parte das propriedades antioxidantes é perdida quando ele é exposto ao calor, principalmente quando passa dos 160°C. Por isso, consumir o azeite in natura, seja bebendo ou adicionando em receitas cruas vem se mostrando uma opção mais eficiente para alcançar os resultados. Especialistas indicam o consumo pela manhã, quando o intestino está acordando.
Recentemente, a marca Saint Supply lançou o Living Elixir. O azeite, que vem até com um copinho, foi desenvolvido para ser bebido puro, como um suplemento, e traz o slogan: “Um óleo para beber radiante, para uma transformação ao longo da vida”.
Cada garrafa contém o suco de aproximadamente 1.100 azeitonas orgânicas de uma variedade rara, cultivada apenas na região de Olympia, no sul da Grécia.
A fundadora da marca, Vicky Vlachonis, explica que tinha como objetivo oferecer um azeite de oliva com níveis excepcionais de polifenóis, fitonutrientes com fortes propriedades anti-inflamatórias.
Ver essa foto no Instagram
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.