Elixir natural: experts listam superalimentos que deixam a pele linda
Pesquisas científicas revelaram que a ingestão de alimentos ricos em carotenóides contribuem para a saúde e beleza da pele
atualizado
Compartilhar notícia
Criar uma rotina de cuidados com a pele virou uma verdadeira tendência mundial. Basta abrir as redes sociais para ver que produtos e dicas sobre como melhorar a aparência do rosto saltam na tela.
Apesar da disponibilidade de cosméticos ser quase infinita, especialistas afirmam que o verdadeiro segredo da beleza pode estar presente em diversos alimentos do dia a dia.
Um estudo publicado na revista científica Plos One, em 2012, demonstrou que a ingestão regular de frutas e vegetais ricas em carotenóides estão associado à mudanças positivas na saúde da cútis.
Os autores verificaram que os carotenóides, responsáveis pelo tom vibrante de alguns alimentos, cumprem uma função similar na pele humana, dando a ela uma tonalidade dourada e luminosa.
Ao todo, 35 participantes da pesquisa tiveram de se desfazer do uso de maquiagem, autobronzeadores e exposição intensiva aos raios UV, com objetivo de provar que o consumo de frutas e vegetais estavam associados ao impacto significativo na tonalidade da pele.
Os autores perceberam que as mudanças na dieta estavam diretamente ligadas à redução da vermelhidão e do aumento do amarelecimento da pele, associadas à absorção de carotenoides.
Ao site New York Post, a nutricionista Mackenzzie Burgess confirmou os benefícios. “Alguns estudos mostram que os carotenóides melhoram a elasticidade, hidratação, textura da pele, rugas e manchas senis”, contou a nutricionista.
Para ajudar na escolha das comidas que favorecem o “glow-up”, a universidade de Illinois listou os alimentos com maior presença de carotenóides. Entre eles, estão a batata-doce, cenoura, abóbora e folhas verdes escuras, como espinafre e couve. As frutas mais cotadas por especialistas são a melancia, toranja e goiaba.
Mackenzzie Burgess também chamou atenção para o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como salmão e sementes de linhaça.
“O ômega-3 ajuda a apoiar a barreira lipídica (de gordura) da pele, bloqueando a hidratação e seus efeitos anti-inflamatórios, aliados no tratamento da psoríase, de úlceras cutâneas e de acne grave”, disse a nutricionista.
Pele mais firme
Outra substância famosa por tornar a pele mais firme é o colágeno. De acordo com a Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, porções de carne assada, caldo de ossos e pele de peixe podem ser as melhores opções na hora de aumentar a ingestão e absorção do composto capaz de melhorar os aspectos do cabelo, da pele e das unhas.