Eles estão de volta! Saiba como usar bobs no cabelo corretamente
À coluna, o cabeleireiro Ricardo Maia comentou sobre a ferramenta queridinha das mulheres para deixar os fios volumosos
atualizado
Compartilhar notícia
Muito antes do surgimento do secador, da chapinha e do babyliss, o “melhor amigo” das mulheres que almejavam cachear, ondular, alisar ou dar volume ao cabelo era o simples e prático bob. Também conhecida como modelador ou rolo, essa ferramenta nunca decepcionou. Até hoje está presente nas casas, nos salões de beleza e nos bastidores dos desfiles de moda mundo afora.
Seja de plástico, seja de velcro, os bobs voltaram com tudo. Na verdade, nunca saíram de vista. No TikTok, por exemplo, várias publicações recentes envolvendo o segredo do volume perfeito nas madeixas ou da aparência glam viralizaram. O bom e velho instrumento capilar ainda é queridinho no universo da beleza.
Acredita-se que o bob tenha surgido na Primeira Guerra Mundial, quando as enfermeiras passaram a usar cabelos mais curtos por questões de higiene. Ao final da guerra, por volta de 1918, a famosa dançarina Irene Castle cortou as madeixas radicalmente, introduzindo um novo estilo de corte nos Estados Unidos. Além de curtinhos, os fios ficavam ondulados, impulsionando muitas outras mulheres a aderirem à moda.
O movimento estreado por Irene Castle era uma espécie de símbolo da liberdade e da mulher moderna. À época, aquecia-se bobs de metal em uma estufa elétrica, enrolando-os nas mechas úmidas. Entretanto, a prática era demorada e arriscada, visto que as chances de se queimar o couro cabeludo e os fios eram altas.
De baixo custo, os bobs proporcionam resultados incríveis sem danificar tanto os fios, pois não requerem muito calor. Além disso, não contribuem com a queda capilar, já que não puxam tanto o cabelo como o processo de escovação. Eles são indicados para qualquer pessoa que queira dar volume, especialmente aos que têm madeixas finas e delicadas.
À coluna Claudia Meireles, um dos cabeleireiros mais respeitados de Brasília, Ricardo Maia, revela que a ferramenta nunca deixou de fazer parte de seu salão de beleza. “Quando preparamos uma cliente para maquiar, por exemplo, sempre deixamos o cabelo dela com bobs para manter o volume da franja e não atrapalhar o processo de maquiagem”, diz.
Para o profissional, os modeladores têm “mil e uma funções”, dentre as quais alisar, enrolar ou dar volume. “Tenho muitas clientes que usam bastante em casa”, conta Maia.
“Estamos vendo o retorno de tudo. Contorno, delineador e visagismo, por exemplo, são da época das nossas avós. Mas, agora, tudo está sendo resgatado”, comenta o cabeleireiro.
Ricardo Maia lembra, também, que os bobs eram muito comuns nas décadas de 1950 e 1960, quando não havia facilidades como babyliss e secador. “Antigamente, em meados dos anos 1980, colocava-se os bobs e ficava-se em um secador de pé gigantesco. Às vezes, as mulheres desmaiavam por conta da temperatura muito alta”, afirma.
Outro hábito — atualmente batido — era passar o dia inteiro de bobs para que os resultados tivessem durabilidade, “o que nos lembra a Dona Florinda”.
O expert em beleza assume que utiliza a ferramenta em determinados tipos de produções para resultar em um visual mais volumoso, inspirado em Marilyn Monroe. “Nos anos 1950 e 1960, as mulheres usavam um cabelo mais sensual”, afirma ele.
Dicas
De acordo com o cabeleireiro, para alisar os fios, recomenda-se usar bobs maiores nas mechas úmidas e finalizar com um fixador. “Enrolava-se o cabelo todo com bobs bem grandes e, quando se tirava, ele estava liso. O resultado durava bastante”, compartilha.
Já no quesito volume, o profissional indica bobs pequenos. “Dessa forma, os cachos não desmontavam. Hoje, costuma-se fazer uma escova antes, e os bobs são de velcro, algo mais atual”, destaca.
Para Ricardo, os modeladores são “uma mão na roda”, embora tenham ficado um pouco de lado com o surgimento da praticidade da escova e do babyliss, entre outros equipamentos tecnológicos. “Mas eles realmente dão um movimento bonito no cabelo”, pontua.
Segundo o especialista, após escovar os fios e enrolar os bobs nas mechas, o tempo ideal de mantê-los presos é de 30 minutos a 1 hora. “Se o cabelo estiver úmido, é só enrolar, esperar secar e depois soltar”, ensina.
Assista, a seguir, ao vídeo de Ricardo Maia ensinando a usar bobs no cabelo, por Zero 61 Produções:
Serviço
Salão: Renoir & Ricardo Maia e equipe
Fotos: Luh Fiuza/Metrópoles
Vídeo: Zero 61 Produções
Modelos: Laura Monteiro e Rafaela Amaral
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.