metropoles.com

É possível ser saudável e comer chocolate todos os dias?

Comer pequenas doses de chocolate diariamente pode ser bom para saúde, é importante apenas escolher o tipo certo. Entenda!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Foto mostra uma metade de um ovo de chocolate, pedaços de cacau e uma colher de pau com chocolate em pó em cima de uma mesa de madeira - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra uma metade de um ovo de chocolate, pedaços de cacau e uma colher de pau com chocolate em pó em cima de uma mesa de madeira - Metrópoles - Foto: GettyImages

Durante a Páscoa, junto com os ovos de chocolate chega também a preocupação acerca dos malefícios que o doce pode causar à saúde devido aos níveis de gordura e açúcar. Contudo, alguns estudos mostram que consumir pequenas doses de certos chocolates diariamente pode fazer bem.

Como os benefícios da iguaria estão relacionados ao cacau, é importante optar por chocolates com teor de cacau acima de 70% e não chocolates ao leite, ricos em açúcar e gordura.

O cacau tem muitas propriedades medicinais e, por isso, pode ajudar a prevenir contra problemas de coração e ajudar a promover a saúde mental. De acordo com o jornal The Indian Express, compostos ativos presentes no chocolate provocam efeitos neurológicos no cérebro e conseguem atravessar a barreira hematoencefálica, escudo que inibe a entrada de toxinas e bactérias no tecido nervoso.

cacau e chocolate
Chocolate 70% cacau traz benefícios à saúde

Um desses compostos é a teobromina, que contribui para o sabor amargo. Esse produto químico contribui para a natureza viciante do chocolate e pode influenciar o sistema nervoso.

Por ter essas propriedades, uma revisão de diversos estudos que acompanharam como o chocolate interage com as emoções mostrou que o doce está relacionado à melhorias no humor, ansiedade, energia e estados de excitação. Alguns também evidenciaram o sentimento de culpa, que segundo o The Indian Express pode estar relacionado ao leite.

Além disso, o consumo de chocolate amargo pode prevenir contra doenças cardiovasculares, como pressão alta, ataques cardíacos e redução do colesterol. Os polifenóis encontrados no alimento também podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir contra resistência à insulina e diabetes.

Mesa com sementes de cacau e chocolate
Chocolate amargo com 70% ajuda no aumento do fluxo sanguíneo

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?