É hoje! William e Harry superam rixa em lançamento da estátua de Diana
William e Harry fizeram um “acordo de paz” antes da homenagem dedicada à mãe, Diana, no Palácio de Kensington. Ela completaria 60 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de não terem dado muitos detalhes, como o horário exato, está tudo pronto para a inauguração da estátua da princesa Diana nesta quinta-feira (1º/7). O lançamento da escultura em homenagem à Lady Di será no local favorito dela no Palácio de Kensington, o Jardim Afundado. O tributo ocorre na data em que a mãe dos príncipes William e Harry completaria 60 anos. Ela morreu em um acidente de carro em 1997. Para que tudo saia nos conformes, os filhos da falecida integrante da realeza britânica colocaram as desavenças de lado.
Segundo o historiador Robert Lacey, a rixa entre a dupla começou meses após o casamento de Harry e Meghan Markle, em 2018. Fontes próximas contaram aos especialistas da dinastia Windsor que os irmãos mal se falam e têm um relacionamento “incrivelmente tenso”. Com a suposta intimidação de Meghan a colaboradores do Palácio de Kensington, William chegou a expulsar os duques de Sussex do local. Consequentemente, o casal decidiu abdicar aos cargos na realeza e mudar para os Estados Unidos.
De acordo com os experts, o abismo entre os irmãos estava grande e piorou após a série de declarações feitas pelo casal Sussex em entrevistas de tevê. Meghan e Harry fizeram várias acusações contra os membros da família real. Informantes confessaram ao tabloide The Mirror que os príncipes se comprometeram com um “acordo tácito”, a fim de que a homenagem à mãe saia conforme planejado e “como ela gostaria que fosse”.
Na quarta-feira (30/6), o príncipe William foi flagrado com o semblante “pensativo” enquanto dirigia. Segundo o Daily Mail, fontes afirmaram que os irmãos enviaram mensagens de texto um ao outro a respeito da vitória histórica da seleção de futebol inglesa sobre o time alemão. O jornal parabenizou a equipe pela façanha de colaborar com a reconciliação dos netos da rainha Elizabeth II.
“E, como se vencer a Alemanha não fosse incrível o suficiente, a seleção inglesa de futebol parece ter alcançado quase o impensável. Pois parece que a impressionante vitória por 2 a 0 ajudou a provocar um degelo nas relações entre os príncipes William e Harry, gerando uma enxurrada de mensagens entre eles após a partida”, escreveram James Fielding e Martin Robinson, do Daily Mail, em um artigo.
Para participar da solenidade em tributo à mãe, Harry viajou dos EUA para o Reino Unido nessa sexta-feira (25/6). Ele se instalou em Frogmore Cottage, sua residência oficial no país europeu. O duque de Sussex foi flagrado a caminho do Palácio de Kensington por volta das 13h40 horário de Londres e 9h40 em Brasília. O marido de Meghan Markle precisou ficar cinco dias em isolamento e apresentar um teste negativo para a Covid-19.
Parentes da princesa Diana também chegaram ao local onde haverá a inauguração. Participarão do tributo o irmão de Lady Di, Earl Spencer, e as irmãs, Sarah McCorquodale e Jane Fellows. Os irmãos encomendaram a estátua em 2017 ao escultor Ian Rank-Broadley. Ele integra a seleta lista de convidados da cerimônia de inauguração. Quem não prestigiará o evento é Kate Middleton, mulher do príncipe William.
O local onde a estátua ficará fixada passou por uma reforma feita pelo designer Pip Morrison. Chamado de Jardim Afundado, o ambiente era o queridinho de Diana no Palácio de Kensington. O espaço foi preenchido com mais de 4 mil flores e oferece uma “atmosfera mais calma e reflexiva” para a homenagem permanente à princesa. Fãs de Lady Di estão em frente ao lugar, a fim de espiarem a inauguração. Ela era conhecida como a “princesa do povo”.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.