Dubai e Abu Dhabi: destinos pulsam sustentabilidade e inovação
A Coluna Claudia Meireles recebeu o convite para conhecer Dubai e Abu Dhabi, destinos megamodernos dos Emirados Árabes Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
Dubai e Abu Dhabi (EAU) — Quando a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos propôs o convite para desfrutar de uma experiência inesquecível, a Coluna Claudia Meireles não imaginava que vivenciaria dias memoráveis em Dubai, cidade-sede da COP28, e em Abu Dhabi. O país do Oriente Médio é um exemplo para o mundo por criar e impulsionar iniciativas sustentáveis pioneiras.
Além do Metrópoles, mais quatro jornalistas de diferentes veículos de comunicação do Brasil participaram da viagem, carinhosamente programada pela Emirates News Agency-Wan a pedido da Embaixada dos EAU. Com recepção e estadia impecáveis, o tour encantador soma seis dias, sendo dois em Abu Dhabi, capital da nação do Oriente Médio.
O embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Romeiro, recebeu o grupo de jornalistas convidados para desbravar Dubai e Abu Dhabi. O diplomata assumiu o importante cargo em julho. Ele também recepcionou toda a delegação do Brasil na COP28. No evento sobre sustentabilidade e mudanças climáticas, a comitiva do país sul-americano foi uma das maiores em números.
Abaixo, confira um vídeo com pontos turísticos de Dubai e Abu Dhabi:
Emirado megamoderno
Erguida em pleno deserto, Dubai oferece aos turistas um vislumbre do que está por vir no futuro. Tecnológico, o emirado foca na inovação e na sustentabilidade ambiental. Não à toa, o presidente dos EAU, o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, definiu 2023 como o Ano da Sustentabilidade, sob o lema “O Hoje é para Amanhã”.
A quem está com viagem marcada para Dubai, estuda desembarcar em breve no paraíso tecnológico ou quer conhecer vários lugares dos Emirados Árabes Unidos, a Coluna Claudia Meireles transitou pelos pontos turísticos que são parada obrigatória. Prepare-se para desfrutar de uma experiência fascinante no lugar com cultura pulsante e arranha-céus megamodernos.
Dubai une sustentabilidade e inovação. A segurança compõe uma das tríades do destino. Segundo estimativas, o emirado é o mais populoso dos EAU, com 1,3 milhão de habitantes.
Desse total, 80% são estrangeiros que elegeram a cidade como moradia e 20% locais. Anualmente, mais de 14 milhões de pessoas desembarcam no paraíso da modernidade.
Confira pontos turísticos e sustentáveis da cidade cosmopolita e sinta-se em casa, afinal o acolhimento dos EAU aos turistas é impressionante!
1. Burj Khalifa, em Dubai
O Burj Khalifa é um dos principais cartões-postais de Dubai e faz com que os turistas se sintam nas nuvens. O prédio mais alto do mundo soma 160 andares e 828 metros de altura. Com design totalmente moderno de concreto e aço, a edificação tem a vista superior que remete à flor de lis. Com atrações culturais e polos gastronômicos, visitá-lo requer adquirir ingressos.
Chegar aos últimos andares do Burj Khalifa envolve muita aventura, pois é preciso andar no elevador de vidro mais rápido do mundo.
2. Park Solar
Dubai tem uma lista de empreendimentos com o título de maior do mundo. Localizada no bairro Seih Al Dahal, o Park Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum também dispõe do status. O governo não mede esforços para tornar a cidade sustentável, visando reduzir o consumo de energia e utilizar fontes renováveis.
A atração é o maior parque solar individual do planeta. O local foi desenvolvido pela Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (Dewa). Uma das principais iniciativas sustentáveis dos Emirados Árabes Unidos, o Park Solar tem como meta produzir 75% das necessidades energéticas da cidade proveniente de fontes limpas até 2050. Um exemplo para o mundo.
Dentro do Park Solar há o Centro de Inovação. Essa vertente da empresa atua em prol de criar iniciativas de inovação e tecnologia limpas para promover o futuro energético sustentável em Dubai e “além”. No espaço, há exposições culturais. Os frequentadores imergem na história da eletricidade e da energia renovável.
3. Museu do Futuro
Fundado em fevereiro de 2020, o Museu do Futuro leva os visitantes pela exploração nos campos da ciência, tecnologia e inovação a serem deixados para a próxima geração. O ponto turístico atrai os olhares de quem transita pela badalada avenida Sheikh Zayed Road.
Com o status de “museu vivo” e eleito um dos mais bonitos do mundo pela National Geographic, o local tem revestimento de aço e vidro, sem contar os escritos em árabe. Lá, há exposições tradicionais, teatro imersivo e atrações temáticas. O leque de programas visa levar os turistas a olharem o presente em direção ao futuro.
4. Masdar, a cidade do futuro em Abu Dhabi
Batizada de Masdar, a cidade sustentável de Abu Dhabi dispõe de uma expressão arquitetônica diferenciada. Os princípios de modernidade e planejamento urbano foram englobados às edificações árabes tradicionais. Difícil não admirar o local que mescla passado e presente. O projeto leva a assinatura da empresa britânica Foster and Partners.
Mais um avanço pioneiro e sustentável nos Emirados Árabes Unidos, a Cidade de Masdar tem como meta criar uma comunidade no deserto neutra de carbono e sem resíduos. A iniciativa recebe apoio financeiro do governo de Abu Dhabi. Com mais de 640 hectares, o empreendimento ficará pronto até no ano de 2025.
5. Abrahamic Family House
“Conecte-se”, “explore” e “reflita” são as ações convidativas da Abrahamic Family House (Casa da Família Abraâmica, em tradução livre), em Abu Dhabi. O ponto turístico abrange três templos: mesquita, igreja e sinagoga, além do centro educacional de encontro e diálogo. Quem for ao reduto irá presenciar ações de troca de conhecimento e prática de fé.
“Diversos em nossas religiões. Comum em nossa humanidade. Juntos em paz”, escreveram no site oficial.
Construída na ilha de Saadiyat, o coração cultural de Abu Dhabi, o Abrahamic Family House convida os visitantes de todas as crenças para aprender sobre três religiões — Judaísmo, Cristianismo e Islamismo — e compreender seus rituais. A visão que rege o espaço surgiu após o Documento sobre Fraternidade Humana ser assinado pelo papa Francisco e pelo grande imã Ahmed Al-Tayeb, em 2019.
6. Louvre de Abu Dhabi
Inaugurado em 2017, o Museu do Louvre é considerado uma das mais belas obras arquitetônicas construídas nos Emirados Árabes Unidos, país com ações inovadoras e sustentáveis. Quem criou o projeto de estrutura espetacular aos olhos foi Jean Nouvel.
Não só o exterior do Louvre merece ser contemplado, inclusive, a cúpula de 7,5 toneladas é o que mais chama a atenção dos visitantes. Dentro, constam 12 galerias, exposições e espaços para eventos. Aos papais, o ponto turísticos apresenta ambiente lúdico para as crianças.
7. Grande Mesquita Sheikh Zayed
Ir à Grande Mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi, é uma parada obrigatória e envolve o turista por uma viagem imperdível pela história das artes e arquitetura islâmicas. Com uma beleza sem igual, o ícone arquitetônico contou com a colaboração de 1,3 mil artesãos para ser construído.
Alguns artesãos teceram à mão o tapete do salão de oração principal. Lustres folheados a ouro, corredores de mármore e obras de arte em mosaico tornam a mesquita um verdadeiro paraíso de beleza e fé. Os minaretes do templo foram erguidos a 106 metros de altura.
COP28
A convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, a Coluna Claudia Meireles e mais quatro jornalistas brasileiros apertaram os cintos para percorrer mais de 12 mil quilômetros até aterrissar em Dubai, cidade do Oriente Médio onde ocorreu a COP28.
Organizada pela ONU, a reunião com mais de 200 países para discutir formas a fim de evitar as alterações climáticas foi encerrada nessa terça-feira (12/12).
*A colunista viajou a convite dos Emirados Árabes Unidos
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.