Dieta melhor: entenda por que você deveria comer abacate todo dia
Um estudo descobriu que comer um abacate por dia oferece diversos benefícios para a saúde, além de contribuir para a melhoria da dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Fonte de fibras, gorduras saudáveis e antioxidantes, o abacate é considerado um alimento saudável que deve ser adicionado à dieta. Entretanto, há quem evite consumi-lo por acreditar que o alto teor de gordura e de calorias do fruto irá resultar em ganho de peso, aumento de colesterol e problemas de saúde. Entretanto, um estudo comprovou que esses pontos negativos não podem ser associados ao fruto.
Publicado pela revista biomédica Current Developments in Nutrition, um estudo descobriu que pessoas com obesidade abdominal que comeram um abacate por dia desenvolveram uma dieta de melhor qualidade. A pesquisa foi feita ao longo de 26 semanas, ou seja, quase seis meses.
Após um semestre de consumo de abacate, os participantes do estudo apresentaram uma dieta mais alinhada aos padrões alimentares saudáveis definidos pelas Diretrizes Dietéticas para Americanos.
Autora da pesquisa e professora de ciências nutricionais na Penn State University, nos EUA, Kristina Petersen explicou os benefícios desse resultado.
“Ao melhorar a adesão das pessoas às diretrizes dietéticas, podemos ajudar a reduzir o risco de desenvolver condições crônicas e prolongar a expectativa de vida saudável”, enfatizou Petersen em conversa com o portal de saúde e nutrição Health.
A autora revelou que, a princípio, o estudo buscava examinar o efeito da ingestão diária de abacate na obesidade central. Com o passar do tempo, Petersen e equipe observaram que o consumo do fruto não gerou gordura ou peso na barriga. Ou seja, comer o alimento todos os dias não afetou o peso dos participantes.
Os pesquisadores notaram que consumir abacate diariamente afetou outra métrica, no caso, a qualidade da dieta. Quem ingeria o fruto todos os dias passou a dispor de uma alimentação mais saudável, aumentando a quantidade de vegetais nas refeições e reduzindo alimentos com açúcares adicionados, grãos refinados e alimentos com sódio.
Na avaliação da professora universitária, os adeptos do consumo diário do abacate tiveram uma dieta com melhor qualidade por trocar alimentos menos nutritivos pelo fruto. “Observamos reduções na ingestão de sal e grãos refinados”, alegou Petersen.
A autora do estudo acrescentou: “Isso sugere que as pessoas substituíram parcialmente alimentos com alto teor de sal e produtos de grãos refinados por abacates ou comeram o fruto em vez desses alimentos algumas vezes.”
De acordo com a nutricionista Wendy Bazilian, a descoberta sobre o consumo diário de abacate só favorece o quão é importante adicionar mais alimentos integrais à dieta. O fruto contém gorduras boas, principalmente as monoinsaturadas, e se mostra uma boa fonte de fibras.
“Essa combinação de gordura e fibra desempenha um papel na saciedade e no equilíbrio do açúcar no sangue, por isso pode ajudar a controlar o apetite, a satisfação, [atender] aos sinais de fome e desejos”, endossou a nutricionista. Ela sugeriu consumir abacate na forma de smoothie, como purê ou adicioná-lo na salada.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.