Dicas: aprenda a lavar corretamente roupas de academia na máquina
Por conta do tecido, as peças de ginástica precisam de cuidados específicos. Amaciante, por exemplo, não deve ser usado na lavagem
atualizado
Compartilhar notícia
Quem acompanha a coluna Claudia Meireles tem sido se surpreendido com as diversas opções de como movimentar o corpo sem precisar sair de casa. Dentre os exemplos publicados, estão programa fitness com Renatinha Costa, exercícios físicos com Chico Salgado, ioga com Adriana Camargo, alongamento com Sylmara Salviano e treinamentos com Alex Griebeler.
Para fazer algumas dessas práticas, é essencial usar roupas confortáveis. Geralmente são feitas de poliéster, poliamida e elastano. Por conta do tecido, as peças de ginástica precisam de cuidados e de lavagem específica, conforme explicam as influenciadoras digitais Maria Eugênia Belluca Assad e Marcella Tranchesi.
Personalidade das redes sociais, Maria Eugênia fez um IGTV com dicas sobre a melhor forma de lavar tops, shorts, leggings e camisetas, enquanto Marcella complementou o passo a passo da amiga.
Ainda não viu os conselhos? A seguir, aprenda o modo correto e dê mais durabilidade às peças
1 – Sempre do avesso
Segundo Marcella, o assunto sobre lavar roupa lidera seus Directs. Com mais de 490 mil seguidores, a influencer disse que “peças de academia devem ser colocadas sempre do avesso” na máquina.
2 – Lavagem delicada
Há duas opções de lavagem: à mão, com o sabão de coco neutro, ou na máquina, em modo delicado. Maria Eugênia é adepta da lavagem delicada: “Não tem problema algum”.
3 – Sabão neutro líquido
Produtos fortes podem desgastar os modelitos fitness durante a lavagem. Desfiar ou afastar os fios rasgando o tecido estão entre os problemas descritos por Marcella e Maria Eugênia.
4 – Esqueça o amaciante
De acordo com Maria Eugênia, não se usa amaciante em roupa de ginástica, porque o produto contribui para que a fibra da peça perca a função de respiração e ventilação.
“O amaciante acaba entupindo a parte do tecido que ventila, responsável por ‘respirar’ o suor”, esclarece a influenciadora. No vídeo, ela lembra que o produto “cheiroso” pode ficar reservado às peças de algodão.
5 – Não quero abrir mão
Como nem todas as pessoas vão abandonar o uso do produto, Marcella recomendou utilizar em pouca quantidade e fazer duplo enxágue na máquina de lavar, a fim de que a fibra da roupa não absorva tanto o amaciante.
6 – Vinagre de álcool
Caso a roupa de ginástica esteja com odor, fica a dica: colocar gotinhas de vinagre de álcool, segundo Maria Eugênia.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.