Campanha defende saúde mental como direito universal
O tema trabalhado este ano no Dia Mundial da Saúde Mental visa promover o cuidado com a mente como um direito humano fundamental
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo se une, nesta terça-feira (10/10), para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental. A data nos convida a refletir sobre a importância de cuidar da mente e promover o bem-estar psicológico.
A campanha deste ano tem como tema “A saúde mental é um direito humano universal” e busca impulsionar ações que promovam o assunto e propaguem o direito das pessoas de terem acesso a “cuidados disponíveis, acessíveis, aceitáveis e de boa qualidade”, detalha o Ministério da Saúde.
O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado em 1992 pela World Federation of Mental Health e, desde então, possui o objetivo de sensibilizar o mundo sobre os problemas a respeito do tema. Atualmente, a data se tornou uma plataforma para governos e organizações do mundo inteiro criarem iniciativas para cuidados com a saúde mental.
Esta ocasião serve como um lembrete oportuno de que, assim como cuidamos da saúde física, a saúde mental também merece atenção e cuidados constantes.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), os países precisam criar iniciativas regulatórias e normativas que apoiem a saúde mental como direito fundamental. “Isso inclui o estabelecimento de leis de saúde mental que respeitem os princípios dos instrumentos internacionais de direitos humanos, como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (UDHR)”, justifica.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.