Dia Mundial da Banana: confira qual o tipo mais nutritivo da fruta
Considerada a fruta mais popular do mundo, a banana tem um dia só seu. Um tipo do alimento é o mais nutritivo, segundo uma nutricionista
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Mundial da Banana é celebrado neste domingo (22/9). Considerada a fruta mais popular do mundo pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), há dados que comprovam a sua popularidade. A “amarelinha” está entre os frutos mais produzidos, comercializados e consumidos em todo o globo. Embora existam mais de mil variedades de bananas, algumas são mais ingeridas em solo brasileiro.
Ao ir a um supermercado, hortifrúti ou feira, você certamente encontrará algumas categorias de banana: nanica, maçã, marmelo, ouro, prata e da terra. Diante do leque de opções, a coluna Claudia Meireles se perguntou qual tipo da fruta é a mais nutritiva? De acordo com a nutricionista Cibele Santos, uma em especial dispara quando o assunto é teor de nutrientes.
A nutricionista explica sobre a banana nanica ser “considerada uma das mais nutritivas”. “É rica em potássio, fibras e vitaminas, sendo uma excelente fonte de energia”, menciona. Cibele detalha que essa categoria da fruta oferece outros benefícios, a exemplo de ser facilmente digerida e dispor de sabor adocicado. “Torna-se uma ótima opção para incluir na alimentação diária”, enfatiza.
A especialista salienta que todas as variedades de banana têm os próprios benefícios nutricionais e podem ser consumidas como parte de uma dieta equilibrada. “O importante é variar a ingestão de frutas a fim de garantir uma alimentação diversificada e saudável”, pontua.
Potencializar a banana
Segundo Cibele, há formas de potencializar a ação nutritiva da banana no organismo: “É recomendado combiná-la com outros alimentos saudáveis”. Ela indica como opção adicionar a fruta a um smoothie com outros ingredientes nutritivos, como aveia, iogurte natural e sementes de chia ou linhaça.
“Essa combinação não apenas aumenta a variedade de nutrientes consumidos, mas também cria um lanche equilibrado e saciante”, frisa.
A nutricionista recomenda comer banana com uma fonte de proteína. Ela cita como exemplo a manteiga de amendoim ou queijo cottage a fim de promover a saciedade e manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia.
“Dessa forma, ao combinar a fruta com outros alimentos saudáveis, é possível potencializar seus benefícios nutricionais e aproveitar ao máximo suas propriedades para a saúde do organismo”, finaliza Cibele.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.