Dia Internacional do Café é celebrado com premiação no Itamaraty
Além de ser uma paixão nacional, o grão é um dos principais produtos de exportação do país
atualizado
Compartilhar notícia
Para homenagear o Dia Internacional do Café, o Ministério das Relações Exteriores organizou, nessa segunda-feira (1º/10), no Palácio do Itamaraty, uma comemoração em reconhecimento aos melhores produtos produzidos em nosso país. O evento contou com a participação de embaixadores dos principais países compradores do grão nacional, além de autoridades do governo federal e representantes da cafeicultura brasileira.
Ricardo Silveira, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), anunciou os vencedores de quatro categorias: Gourmet, Extraforte, Superior e Tradicional. A premiação destaca a excelência dos cafés do Brasil e o reconhecimento das empresas que tiveram notas constantes durante o ano dentro de cada categoria.
“Senhores, eu acho que o Itamaraty tem tudo a ver com nosso café. Ele representa a sala de estar do Brasil e é perfeita para servir um cafezinho, então, eu agradeço imensamente por dar a nós da cadeia do café essa oportunidade.”, falou Silveira.
Durante o evento, foram servidos deliciosos cafés de diversos produtores nacionais, preparados nas formas de expresso e filtrado. Houve também uma apresentação de latte art.
A Premiação Melhores Cafés do Brasil é promovida pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos em parceria com a Apex-Brasil, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e o Conselho Nacional do Café (CNC).
Maior produtor mundial de café, o Brasil colheu safra recorde em 2018: mais de 60 milhões de sacas do grão nas lavouras de todo o país. Desse total, 60% foram exportados. Cerca de 40% da produção são absorvidos pelo mercado interno, o que coloca o Brasil como segundo maior consumidor de café do planeta.
Confira os cliques: