Dia da Pizza: nutri dá 8 dicas para você comer sem peso na consciência
Neste sábado, no Dia Mundial da Pizza, adote algumas mudanças na receita da redonda, mas sem perder o delicioso e típico sabor
atualizado
Compartilhar notícia
Não basta ser sábado, hoje, dia 10 de julho, é o Dia Mundial da Pizza. Tem coisa melhor? Uma das comidas mais adoradas no mundo ostenta uma data só para ela e merece ser celebrada, não é mesmo?
A delícia é um alimento feito com massa, molho de tomate, queijo e várias coberturas. Apesar de ser extremamente saborosa, a redonda carrega ingredientes que não são muito amigáveis à nossa saúde, como os carboidratos, os embutidos e a gordura.
Pensando nisso, que tal apostar em algumas mudanças que farão toda a diferença na composição da receita, sem alterar seu sabor típico? A nutricionista Adriana Stavro dá 8 dicas para você não deixar de comemorar a data:
1 – Massa fina
Segundo a nutri, optar por uma massa fina, no lugar da tradicional, é uma ótima alternativa. “Evitar a massa grossa diminui calorias e carboidratos”, indica.
2 – De olho nos queijos!
Adriana explica que muitas coberturas usam queijos que liberam bastante óleo quando a pizza é assada. O segredo, portanto, é eliminar um pouco dessa gordura. “Muçarela de búfala é uma delícia e tem menos gordura e mais proteína. Prove”, diz a especialista.
Outra sugestão é pedir o alimento com menos queijo. “Se é possível pedir o dobro da porção de queijo, é possível pedir por meia porção. Isso diminuirá a gordura saturada”, afirma.
3 – Quantidades menores
De acordo com a profissional, comer em pratos menores faz o nosso cérebro pensar que comemos mais, dando uma sensação de rápida saciedade. “Coma em um prato menor. Experimente isso quanto estiver em casa”, recomenda.
4 – Fatias pequenas
Para a nutricionista, o último truque apresentado acima vale também com fatias cortadas em tamanho menor. “Funciona da mesma forma que comer em um prato menor. Você pode pedir para cortarem em fatias menores na pizzaria”, fala.
5 – Sem bordas recheadas!
Queijo extra, molhos cremosos e bordas recheadas também são fontes de gorduras. Cortando esses aditivos, a quantidade de óleo se torna menor, segundo Adriana Stavro.
6 – Prato colorido
Conforme a especialista comenta, adicionar vegetais ao preparo é a oportunidade perfeita para aumentar a ingestão de nutrientes. Experimente com tomates, cebolas, pimentões, azeitonas, abobrinhas, brócolis, cogumelos e berinjelas!
7 – Alimento integral
Por fim, Adriana dá outro conselho: se possível, escolha opções com massa integral.
8 – Receita caseira
Se você estiver preparando uma pizza em casa, a nutri também separou algumas ideias, como usar farinha de trigo integral. “A farinha branca é refinada, o que significa que o trigo teve sua casca removida, deixando apenas o amido. Nossos corpos, rapidamente, transformam isso em açúcar. Mas se usar farinha de trigo integral, um carboidrato complexo, você obtém todos os nutrientes e vai deixá-lo satisfeito por mais tempo”, cita.
Outra ideia é fazer o próprio molho de tomate. “Os molhos prontos costumam ter muito açúcar. Faça o seu usando tomates frescos. Adicione cebola, alho e cenoura para um molho mais nutritivo”, ensina.
Aproveitar verduras para a cobertura também dá certo. “Espinafre, couve, acelga, rúcula, abobrinha, tomate, espinafre e berinjela são algumas sugestões”, conta Adriana.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.