“Deusa da glicose” dá 4 truques para diminuir picos de açúcar no corpo
Autora best-seller e bioquímica francesa, Jessie Inchauspé usa perfil no Instagram para dar dicas de como conter os desejos por açúcar
atualizado
Compartilhar notícia
Dona de um perfil bombado no Instagram e autora do livro Glucose Revolution, Jessie Inchauspé compartilha na rede social dicas valiosas de como se alimentar de maneira correta para manter os níveis de glicose no sangue equilibrados e, por sua vez, ter mais saúde, energia e humor.
Para ela, não são apenas as pessoas com diabetes que precisam se preocupar com a glicose, um dos principais tipos de carboidrato utilizado como fonte de energia pelos seres vivos. Quando a glicemia — que é a quantidade de glicose acumulada no sangue — sobe, ocorre o processo conhecido como pico. O corpo, então, reage com a insulina para controlar a concentração de açúcar no sangue.
Para Jessie, aumentar descontroladamente os níveis de glicose no sangue todos os dias, os riscos de se ter pré-diabetes, diabetes tipo 2 e síndrome dos ovários policísticos também crescem.
E o corpo sinaliza quando algo não vai bem: seja com desregulamento do sono, falta de energia, desejos constantes por comida, aumento de peso, confusão mental ou qualquer inflamação visível, como inchaço, acne ou vermelhidão.
Confira, a seguir, quatro truques da “deusa da glicose” para conter os seus desejos por açúcar e diminuir os picos de glicose:
1 – Beba vinagre de maçã
Um dos segredos de Jessie é tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água alguns minutos antes das refeições. Estudo mostrou que o hábito ajudou as pessoas a perderem duas vezes mais peso do que as que não tomaram o vinagre. Se for difícil ingeri-lo, tente incorporá-lo como molho na salada verde.
2 – Comece a refeição com os vegetais
A bioquímica francesa recomenda começar o almoço com os vegetais, como alface, tomate, brócolis, abobrinha, entre outros. Segundo ela, eles são ricos em fibras, nutrientes fundamentais nessas horas.
A autora de Best Seller sugere o consumo de duas xícaras de espinafre, cinco corações de alcachofra em pote, vinagre e azeite.
Uma seguidora de Jessie perdeu 88 quilos em 18 meses ao aderir a um prato de brócolis grelhado com molho picante e sal antes do jantar.
3 – Sua primeira refeição determina como será o restante do dia
De acordo com a especialista, a primeira refeição do dia afeta os níveis de glicose durante as próximas horas. Então não é de se estranhar quando você come algo muito açucarado no café da manhã estar, lá pelas 10h, com fome de novo!
Pode parecer inusitado, mas a “deusa da glicose” já optou por quiche e bacalhau com legumes no café da manhã. Na lista de queridinhos para a refeição estão iogurte grego, tofu, nozes, proteína em pó, sementes, ovos, peixe, carne, cream cheese, manteiga de nozes, etc.
Aos que não abrem mão dos deliciosos muffins ou waffles, ela não indica tirá-los, mas a comê-los somente depois do prato inicial.
4 – Mexa-se após a refeição
Após as refeições, o ideal, para a bioquímica, é fazer uma caminhada de 10 a 20 minutos. O objetivo é reduzir os picos de glicose.
Treinamento de força, ioga ou qualquer outra atividade também conta. Jessie Inchauspé descobriu, por exemplo, que 30 agachamentos funcionam para ela.
Lanches que não causam pico de glicose para você apostar!
Existem alguns lanches que não causam picos de glicose, conforme a escritora exemplifica:
- Lanches salgados;
- Frutas com proteínas e gorduras boas;
- Cenouras baby e uma colher de homus;
- Nozes de macadamia e um quadradinho de chocolate amargo 90%;
- Fatias de maçã com queijo untadas com manteiga de nozes;
- Fatias de pimentão mergulhadas em uma colher de guacamole;
- Um ovo cozido com uma pitada de molho picante;
- Lascas de coco levemente salgadas;
- Bolachas sem sementes com uma fatia de queijo;
- Uma fatia de presunto;
- Um ovo cozido com uma pitada de sal e pimenta.
Estou com vontade de comer doce. Como proceder?
Se você está desejando por uma delícia açucarada, mas não quer ter um pico da glicose, a especialista compartilha algumas estratégicas. A primeira delas é beber um copo grande de água misturado com uma colher de sopa de vinagre de maçã.
Depois, coma proteínas, fibras e gordura, como nozes, ovo, iogurte grego ou qualquer vegetal verde.
Agora, seu docinho está liberado!
Mas para contribuir ainda mais com a sua saúde, movimente-se na próxima hora, seja por meio de uma caminhada, corrida, pedalada ou treinamento de força!
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.