Descubra qual vegetal popular reduz o inchaço e te ajuda a perder peso
A coluna Claudia Meireles conversou com uma nutricionista para entender quais benefícios o vegetal popular garante ao organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Um prato repleto de cor é o orgulho dos nutricionistas. Dentre as opções para tornar a refeição mais saudável, o pepino agrega mais do que tons de verde na alimentação, oferecendo também diversos benefícios para saúde, que podem garantir, ainda, vantagens estéticas, como redução do inchaço corporal e auxílio na perda de peso.
Explorando o valor nutricional do pepino, a nutricionista e colunista do Metrópoles, Thaiz Brito, garante que 100 gramas do alimento cru contam com apenas 43 calorias. “Se levarmos em consideração a quantidade de água presente no alimento, com 95%, ele não possui calorias que justifiquem qualquer preocupação”, revela.
Valor nutricional do vegetal
Ainda de acordo com Thaiz Brito, o vegetal popular representa uma fonte extraordinária de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. “O pepino se destaca, principalmente, pela presença de magnésio, potássio e fósforo”, comenta.
Ao inserir o alimento nas refeições diárias, a especialista destaca que as pessoas podem sentir saciedade por mais tempo, uma melhora na diurese, além de um aumento no ritmo do funcionamento intestinal.
“Para as pessoas que precisam de uma dose extra de minerais ou estão apresentando desidratação, comer um punhado do alimento é uma ótima pedida”, garante.
Benefícios do pepino para a saúde
Quando se trata de alimentos que diminuem os riscos do desenvolvimento de doenças, Thaiz Brito entende que devido à presença dos nutrientes citados anteriormente, o pepino pode contribuir para a boa manutenção do organismo como um todo.
“Podemos contar com benefícios à saúde do coração, saúde óssea, além de ajudar a reduzir o açúcar sanguíneo – que automaticamente representa uma vantagem no caso de diabetes tipo 2. Também pode ser um aliado para manter a imunidade em dia, uma vez que é rico em vitamina C”, explica.
Qual tipo de pepino escolher?
Na ida ao mercado, é possível encontrar variedades de espécies de pepinos, como o pepino japonês, limão, targa, entre outros. Apesar da diversidade, Thaiz Brito revela que não existe diferenças nutricionais significativas.
“Se podemos dizer que alguma versão terá impactos diferentes são os pepinos em conserva. Por estarem imersos em sal, o alimento terá maior presenta de sódio. Nesses casos, o melhor para saúde é optar pelas versões in natura”, revela.
Contudo, a expert entende que quando se trata dos picles fermentados é possível notar alguns benefícios para a saúde intestinal. “Essa versão conta com microrganismos ativos que fazem bem à saúde do órgão. Além disso, os picles já são amplamente utilizados por atletas, principalmente para evitar câimbras”, comenta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.