Descubra valor astronômico que irá custar a coroação do rei Charles
A coroação do rei Charles será a mais cara da história da monarquia britânica até então, noticiou o The New York Times
atualizado
Compartilhar notícia
Quem acompanha as notícias relacionadas à realeza britânica sabe bem que o assunto da vez é a coroação do rei Charles, agendada para este sábado (6/5). Caso tenha se perguntado quanto custará o evento feito para o comandante do trono do Reino Unido, prepare-se para ficar espantado com os valores estimados pelos especialistas reais.
Embora o Palácio de Buckingham não tenha revelado os custos exatos, o evento, pelas contas de Kinsey Schofield, apresentadora do podcast To Di for Daily, chegará a bagatela de 100 milhões de libras, o equivalente a R$ 629 milhões. De acordo com a jornalista, Charles tentou reduzir ao máximo os gastos.
Comentarista de questões que envolvem a família real, Victoria Arbiter concedeu entrevista à revista Marie Claire. No ponto de vista da expert, a quantia desembolsada pelos cofres públicos para pagar as despesas da coroação não serão divulgadas tão cedo. Ela defende a tese que os gastos deverão ser anunciados quando for publicado um relatório a respeito das finanças dos membros da realeza.
Conforme apurou o jornal estadunidense The New York Times, a coroação de Charles será a mais cara da história da monarquia britânica. Inclusive, os valores irão superar a cerimônia realizada para a rainha Elizabeth, em 1953. O evento oferecido para a falecida majestade custou 1,57 milhões de libras à época. Atualmente, o valor seria de 56 milhões de libras, isto é, R$ 370 milhões, em cotação atual.
Grande parte dos gastos está relacionado ao esquema de segurança, um dos maiores da história do Reino Unido.
Mais de 2 mil pessoas foram convidadas para a histórica solenidade, a ser realizada na Abadia de Westminster, em Londres. A lista de invitados envolve chefes de Estado, integrantes da realeza de outros países e líderes religiosos.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.