Descubra um ingrediente inusitado que previne o envelhecimento da pele
O ingrediente poderoso engloba propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, consideradas milagrosas para a pele. Confira o que é!
atualizado
Compartilhar notícia
Responsável por dar sabor e o tom amarelado às refeições, o açafrão é um superalimento, capaz de turbinar o metabolismo. Proteger o coração, evitar o diabetes e diminuir o risco de câncer são apenas alguns dos benefícios da especiaria gastronômica. Vale adicionar à lista de proveitos do tempero a mágica feita na pele. O ingrediente poderoso engloba propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, consideradas milagrosas.
Derivado dos estames secos da flor Crocus sativus, o açafrão — também conhecido como cúrcuma — tem muito a contribuir com a rotina de cuidados com a pele, conforme frisou a dermatologista Hadley King em entrevista à revista Women’s Health. “O açafrão é rico em carotenóides que podem desempenhar um papel na reparação de danos, ajudando a pele a recuperar do estresse oxidativo diário”, salientou a médica.
“O açafrão também pode aumentar a renovação celular e ajudar as feridas a cicatrizarem mais rapidamente”, acrescentou a especialista. Proprietária de uma marca holística de beleza, a Mata Ayurveda, a empresária Shivangi Tripathi explicou outros benefícios da especiaria para a cútis. Ela citou o efeito da cúrcuma de minimizar os sinais de envelhecimento e reduzir a produção de oleosidade.
“Nos cuidados com a pele, o açafrão é usado para neutralizar os sinais de envelhecimento, aumentando a circulação, tornando a pele mais macia e melhorando a vermelhidão ou manchas escuras em seu rosto causadas por mudanças hormonais durante a menopausa, gravidez ou adolescência”, esclareceu a especialista em beleza.
A seguinte explicação de Tripathi soará como música para quem dispõe de pele oleosa: “O açafrão também ajuda a interromper a produção de óleo na pele propensa a acne, porque dilata os vasos sanguíneos que transportam o sebo para fora dos poros”. De acordo com as duas experts, os interessados em colher as propriedades rejuvenescedoras do ingrediente devem procurar séruns ou cremes. Óleos e máscaras também podem ser eficazes.
Segundo a médica Hadley King, o ingrediente costuma ser compatível com a cútis da maioria das pessoas. Entretanto, a fim de evitar alergias ou possíveis sensibilidades, deve-se usar os produtos com a especiaria de modo devagar. Inclusive, outra recomendação é avaliar a pele após a aplicação.
Gestantes estão proibidas de utilizar fórmulas com açafrão por estimular contrações uterinas. Altas doses da especiaria podem causar aborto espontâneo.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.