Descubra quantas vezes lavar o cabelo na semana conforme o tipo de fio
A característica de fio — oleoso, seco, misto, cacheado ou crespo — influencia quanto ao intervalo da lavagem do cabelo ao longo da semana
atualizado
Compartilhar notícia
Após ir atrás de saber o que acontece quando você fica três dias ou mais sem lavar o cabelo, a coluna Claudia Meireles compilou algumas dicas a serem executadas na hora de higienizar os fios a fim de deixá-los mais bonitos. Agora, chegou a vez de trazer a periodicidade de lavagem na semana, de acordo de acordo com o tipo de madeixa.
De acordo com a dermatologista Karine Cade, de São Paulo (SP); e a médica Karla Lessa, de Vitória (ES), a característica de fio — oleoso, seco, misto, cacheado ou crespo — influencia quanto ao intervalo da lavagem ao longo da semana. As médicas salientaram que a frequência ideal de higienização varia de acordo com o tipo de cabelo e o couro cabeludo.
Karla explica que cabelos oleosos tendem a necessitar de lavagens diárias para controlar a oleosidade excessiva. A higienização constante também ajuda a evitar o surgimento de problemas capilares, como caspa e dermatite seborreica. “Precisam ser lavados com maior frequência, podendo ser diariamente ou em dias alternados”, indica Karine.
Em relação aos cabelos secos, a dermatologista de São Paulo sustenta a tese de que esse tipo de fio pode ser lavado com menos frequência: “De duas a três vezes por semana”.
“Já cabelos secos, cacheados ou crespos, que tendem a ser menos oleosos, podem ser lavados com menos frequência, como a cada dois dias, para evitar o ressecamento dos fios”, elucida Karla Lessa.
Karine Cade esclarece que os cabelos mistos têm a raiz mais oleosa do que as pontas. Nesse caso, ela orienta lavar as madeixas em dias alternados ou duas vezes por semana. Como os fios cacheados e crespos tendem a ser mais secos, a higienização pode ser “mais espaçada de uma a duas vezes ao longo da semana”, segundo a dermatologista.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.