Descubra qual regra rígida as mulheres da realeza têm de seguir
A vida na realeza está acompanhada de regras e obrigações um tanto quanto complicadas. Descubra uma norma a ser seguida pelas mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
Integrar a realeza britânica dá direito a diversos privilégios, mas a vida real também vem acompanhada de regras e obrigações um tanto quanto complicadas. Reverenciar a rainha Elizabeth, segurar uma xícara de chá e não se pronunciar sobre assuntos políticos são apenas alguns dos protocolos a serem seguidos. Entretanto, as mulheres são submetidas a mais normas de etiqueta, por exemplo, sentar-se no ângulo certo. Outra lição que deve ser aperfeiçoada por elas é como descer escadas corretamente.
Conforme fontes contaram à revista Marie Claire britânica, os membros da família real do sexo masculino devem ajudar as esposas ao descerem as escadas. “As mulheres da realeza não devem inclinar a cabeça, em vez disso, são instruídas a manter o queixo paralelo ao chão, apontando o dedo dos pés enquanto caminham”, escreveu a publicação em um artigo sobre “a regra extremamente estrita”. No protocolo, há passo a passo até para direcionar as mãos.
Se houver um corrimão, as mulheres reais podem aparentemente descansar a mão no apoio. Na ausência do suporte, devem manter os membros superiores próximos ao corpo. As tradições são levadas à risca pelos membros da realeza dentro e, principalmente, fora dos palácios. Eventos oficiais funcionam como uma prova de fogo para os integrantes da dinastia Windsor devido ao fato de ser o momento de colocar em ação normas de etiqueta e protocolos impostos pela monarca.
Presentes, selfies e reverência: saiba 14 protocolos seguidos pela realeza
Mais regras
Seguindo a preferência da rainha Elizabeth, as mulheres da realeza devem fazer o uso de meias-calças em eventos formais. Enquanto Kate Middleton costuma apostar no acessório cor da pele, Meghan Markle investia em meias-calças mais cintilantes. A regra virou motivo de discussão entre as duas integrantes da realeza dias antes da ex-atriz de Hollywood se casar com o príncipe Harry, em 2018. A duquesa de Sussex era contra que as damas de honra do enlace usasse a peça, já Kate a favor.
Ao cumprimentarem a rainha Elizabeth (e, futuramente, o príncipe Charles ou príncipe William), os homens são obrigados a se curvarem, enquanto as mulheres fazem somente uma reverência. Os gestos não precisam ser longos ou exagerados – na verdade, devem ser sutis. Em entrevista, Meghan Markle revelou que aprendeu o gesto minutos antes de ficar frente a frente com a monarca. Ela ficou nervosa na hora de executar a saudação.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.