Descubra qual fruta tem efeitos surpreendentes para a saúde intestinal
Conhecida por seus benefícios para o sistema urinário, um estudo verificou que essa fruta também é vantajosa para a saúde intestinal
atualizado
Compartilhar notícia
Quem convive com problemas como intestino preso está sempre em busca de soluções para aliviar o desconforto. A boa notícia é que um estudo recente da Universidade de Laval, no Canadá, revelou que o cranberry, além de seus já conhecidos benefícios para o sistema urinário e imunológico, também pode ajudar na saúde intestinal.
Para entender a relação da fruta com a saúde do intestino, os pesquisadores ofereceram extrato de cranberry a 28 participantes por quatro dias. Os resultados demonstraram um aumento significativo nas bifidobactérias, micro-organismos essenciais para o trato digestivo.
Estudo comprova benefícios da cranberry para saúde intestinal
Buscando entender melhor o resultado da pesquisa, a coluna conversou com a nutricionista do Metrópoles, Thaiz Brito, que detalhou como a frutinha auxilia na boa manutenção da saúde do intestino, bem como a saúde geral do organismo.
“Os extratos de cranberry são carregados com compostos chamados polifenóis e, também, de fibras conhecidas como oligossacarídeos que são fundamentais para revitalizar as bactérias intestinais”, explica.
Segundo a especialista, a presença dos polifenóis garante uma ação antioxidante, contribuindo para redução dos radicais livres associados ao envelhecimento precoce das células. Thaiz também chama atenção para os fruto-oligossacarídeos (FOS) presentes na fruta. “Essa característica do cranberry favorece que o ritmo intestinal esteja em dia. Além disso, as fibras ajudam na saciedade e no controle da glicemia”, revela.
Outras vantagens da fruta para o organismo
A boa fama do cranberry também está ligada à presença de vitaminas, minerais e alguns compostos bioativos. “No caso do cranberry, encontramos proantocianidinas, flavonoides, antocianidinas, taninos e ácidos fenólicos”, conta Thaiz.
Esses componentes garantem um potencial já muito explorado pela comunidade científica, que é a capacidade de prevenir as infecções urinárias, como a cistite. Complementando a visão de Thaiz, a ginecologista Marcelle Domingues Thimoti emenda que a ingestão o cranberry garante a presença de uma substância chamada proantocianidina.
“Essa característica ajuda a impedir que as bactérias se fixem na parede do trato urinário, dificultando o surgimento de infecções”, esclarece.
Saúde da mulher
De acordo com Marcelle, o uso do cranberry já faz parte dos protocolos ginecológicos para pacientes com infecções urinárias recorrentes. Além da recomendação para essa condição, ela revela que a fruta também é utilizada para agregar benefícios para a saúde íntima.
“Como a fruta tem a característica de ser antioxidante e, também, de impedir que as bactérias se liguem no trato urinário, já existem estudos iniciais que sugerem que o cranberry pode ajudar a prevenir infecções fúngicas, como a candidíase“, comenta.
Além disso, a especialista ressalta que o cranberry pode ser um aliado na saúde cardiovascular, especialmente para mulheres na menopausa. “A fruta contribui para o aumento do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL), proporcionando um efeito cardioprotetor que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e angina”, conclui Marcelle.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.