metropoles.com

Descubra qual é o horário mais saudável para tomar café da manhã

A nutricionista Rhian Stephenson explicou sobre o horário ideal para tomar o café da manhã. Ela frisou que há uma “argumentação científica”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexander Spatari/Getty Images
Foto de superfície azul com bowls, xícaras e pratos que trazem comidas dentro, como bruschetta, café , iogurte e frutas - Metrópoles
1 de 1 Foto de superfície azul com bowls, xícaras e pratos que trazem comidas dentro, como bruschetta, café , iogurte e frutas - Metrópoles - Foto: Alexander Spatari/Getty Images

Eleito a refeição mais importante do dia por alguns profissionais de saúde e nutrição, o café da manhã está envolto em algumas dúvidas. Uma delas é: qual o horário mais saudável para consumi-lo? A nutricionista e naturopata Rhian Stephenson concedeu entrevista à revista Glamour britânica para elucidar alguns questionamentos.

De acordo com Stephenson, não existe um horário do dia que sirva para todos em relação ao café da manhã. Contudo, a nutricionista fez uma prescrição: “Uma boa regra é deixar um mínimo de 12 horas entre o jantar e o café da manhã”. Ela esclareceu: “Se você terminou de jantar às 19h30, aguarde até às 7h30 para poder fazer a primeira refeição matinal.”

Foto de mãos masculinas cortando um ovo dentro de um sanduíche. Ao lado, tem tigelas com waffles e xícaras de café e capuccino - Metrópoles
A nutricionista explicou que o café da manhã deve ser feito 12h após o jantar

A especialista em nutrição salientou que programar o café da manhã para 12h após o jantar tem uma “argumentação científica sólida” baseada no ritmo circadiano, isto é, a variação nas funções biológicas que se repete regularmente no período de 24 horas. Stephenson comentou sobre como o microbioma intestinal também segue esse ciclo.

“É preciso deixar tempo suficiente para o microbioma descansar e se reparar”, recomendou a nutricionista. Ela destacou que o intestino dispõe de um mecanismo de “autolimpeza quase mágico”, porém, é necessário “estar em jejum para que isso aconteça”.

Rhian Stephenson enfatizou que pode parecer complicado seguir a regra, mas tomar conhecimento dos benefícios dessa prática tende a contribuir em adotá-la. Segundo a nutricionista, ter um intervalo mais longo entre as refeições pode produzir melhores resultados quanto à saúde intestinal e e em acelerar o metabolismo.

Foto colorida de mulher com roupa de malhar na cor vinho. Ela segura um copo de suco e está próximo de uma bancada com frutas - Metrópoles
A especialista em nutrição reforçou que a prática oferece benefícios para a saúde

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?