Descubra quais vitaminas podem fazer verdadeiros milagres na sua pele
A pele é um dos últimos órgãos a receber as vitaminas consumidas por meio das refeições. Veja o beabá dos nutrientes benéficos para a cútis
atualizado
Compartilhar notícia
Quando os pais ou responsáveis começam a ensinar as crianças sobre a importância de ingerir frutas, legumes e verduras, costumam associar o consumo dos vegetais a tópicos curiosos. Por exemplo, “coma cenoura para enxergar no escuro”, “chupe laranja a fim de evitar gripes” e “mastigue bem o espinafre para ficar forte”. Apesar de as combinações não funcionarem no sentido literal, de fato, contribuem totalmente para o funcionamento do organismo, desde turbinar o metabolismo a ajudar a saúde da pele.
Da mesma forma que alguns alimentos têm o potencial de estragar a cútis, conforme listou a coluna Claudia Meireles em reportagem, outros fazem mágica, deixando-a radiante. Mas isso se deve aos nutrientes absorvidos por meio dos ingredientes ingeridos. De acordo com especialistas em saúde procurados pela revista Glamour britânica, a pele é um dos últimos órgãos a receber as vitaminas consumidas por meio da alimentação. Primeiro, passa pelo sistema muscular e circulatório.
Devido à cútis poder ficar sem doses suficientes das substâncias, os experts entrevistados pela Glamour orientam completar o nível de vitaminas da pele com aplicação tópica, ou seja, passar séruns, loções e sprays formulados com os nutrientes. Como forma de turbinar a quantidade, confira o beabá dos itens que tendem a fazer verdadeiros “milagres” na derme.
Vitamina A
Diretor clínico da Woodford Medical, o médico Mervyn Patterson lista as vantagens de apostar na vitamina A, nome dado ao grupo de retinóides solúveis em gordura, como o retinol, fórmula usada por Meghan Markle. “Também são chamadas de ‘vitaminas essenciais’, pois o corpo não pode sintetizá-las e devem ser absorvidas pela dieta”, esclarece o profissional da área da estética. Caso opte por produtos tópicos com a substância na composição, conseguirá aumentar a renovação celular.
Na explicação à Glamour, Patterson descreveu de que forma o nutriente atua em benefício da derme: “Além de ter um papel muito importante na produção de pigmento na parte de trás do nosso olho para a visão, eles são necessários para o controle ordenado da divisão celular em todos os órgãos do nosso corpo, incluindo a pele. Esta é uma das maneiras pelas quais a vitamina A tópica ajuda a cútis, melhorando o número de novas células que sobem para superfície da epiderme”.
Vitamina B3
Fundador da marca de produtos dermatológicos de alta tecnologia Zelens, o especialista Marko Lens destaca que a vitamina B3 auxilia no processo de amenizar a aparência da pigmentação e vermelhidão associada, por vezes, a condições cutâneas. É o caso da rosácea. Cosmetólogo e médico à frente da Harley Street Skin Clinic, Aamer Khan garante que produtos com o nutriente têm o potencial de fazer mágica, como aliviar a acne. “Vital para a saúde da pele”, enfatizou.
Vitamina B5
À procura de uma fórmula para aplicar após usar a base, blush, contorno e corretivo? Produtos compostos com a vitamina B5 prometem boa eficácia, conforme frisa a chefe de treinamento da SkinCeuticals, Linda Blahr: “Com propriedades poderosas que retêm a hidratação, o nutriente é ideal para todos os tipos de pele. Utilize um sérum hidratante leve com a substância. Passe especialmente de manhã ou sob a maquiagem para que dure por mais tempo”.
Vitamina C
A vitamina C é mais uma do rol das “essenciais”, segundo o médico Mervyn Patterson. “Importante para a síntese de colágeno e metabolismo das proteínas, além de ser um eficaz antioxidante”, salientou o expert. Ao contrário dos animais, os seres humanos não conseguem produzir biologicamente esse nutriente e, por isso, precisam consumi-lo nas refeições. Frutas e vegetais frescos são as melhores fontes da substância, também há séruns com a substância.
“A vitamina C desempenha um papel importante na determinação da saúde e firmeza da derme. Nota-se melhorias nos níveis de colágeno e elasticidade”, reforçou o médico.
Vitamina D
Considerada uma das especialistas de cuidados com a pele mais respeitadas do Reino Unido, Abigail James costuma suplicar aos admiradores que usem produtos formulados com o nutriente. Dentre tantas vantagens, a substância retarda o processo de envelhecimento cutâneo. “Por meio de suas poderosas propriedades antioxidantes, a vitamina D ajuda a pele sem brilho e aumenta a elasticidade com efeitos anti-inflamatórios”, garantiu a facialista.
Vitamina E
Abigail James endossa a respeito de adquirir produtos com vitamina E por aumentarem a hidratação da pele. “É um nutriente indispensável para prevenir os danos dos radicais livres que levam à pigmentação e danificam a elastina”, destacou. A facialista aproveitou o espaço na revista britânica para avisar que a substância contribui com a saúde de cútis sensíveis e envelhecidas. “Hidrata, previne a perda de água, acalma e reduz a inflamação”, listou a expert.
Para manter o nível da substância com valor ideal e vantajoso à pele, Mervyn Patterson aconselha consumir com frequência nozes, sementes, frutas e vegetais. “A vitamina E também fornece funções antioxidantes fundamentais ao lado de outros nutrientes vitamínicos”, explicou o profissional da área da estética.
Vitamina K
Especialista requisitada em solo britânico, Abigail James não esqueceu de colocar a vitamina K na lista de nutrientes favoráveis à pele. A substância tem a capacidade de fortalecer as paredes dos capilares sanguíneos, por isso, geralmente integra a composição de produtos desenvolvidos para a área dos olhos. O item reduz o aparecimento de olheiras. A facialista indica usar as fórmulas no período da manhã, antes de aplicar o hidratante.
Zinco
Profissional da SkinCeuticals, Linda Blahr elencou os motivos para adicionar produtos dermatológicos e alimentos ricos com o mineral, por exemplo, pescados, frutos do mar, linhaça, chocolate amargo e gema de ovo. “O zinco ajuda a reduzir a inflamação e irritação da pele, ao mesmo tempo que fornece proteção solar de amplo espectro que evita queimaduras e danos causados pelo Sol”, pontuou a expert. O nutriente melhora a cicatrização de feridas, trata a acne e previne a cútis de infecções bacterianas.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.