Descubra quais alimentos não devem ser consumidos com chá
Existem alimentos que não devem ser consumidos com chá por colocar em xeque os benefícios que deveriam ser obtidos por meio da infusão
atualizado
Compartilhar notícia
Há quem tome uma xícara de determinado chá diariamente por contribuir com o processo de emagrecimento, enquanto outras pessoas ingerem a bebida “mirando” na longevidade ou buscam beneficiar a saúde como um todo. Entretanto, existem alimentos que não devem ser consumidos com a infusão por colocar em xeque os benefícios nutritivos que deveriam ser obtidos por meio da alimentação.
De acordo com a nutricionista Veridiana Sass, do Rio de Janeiro, os chás não devem ser consumidos junto a alimentos ricos em ferro, cálcio e zinco. Ela cita: “Carnes; vegetais folhosos verde-escuros, como espinafre, agrião e couve; leguminosas, a exemplo de feijões, lentilhas e grão de bico; nozes; e leite.” A pós-graduanda em gastroenterologia frisa que alguns tipos de infusões podem prejudicar o organismo a absorver esses nutrientes.
“Os chás, principalmente os oriundos da Camellia sinensis, como o chá verde e o preto, são ricos em taninos e catequinas. Essas substâncias podem se ligar aos minerais — ferro, cálcio e zinco — e, consequentemente, reduzir a absorção desses nutrientes”, endossa Veridiana, que integra o Instituto Nutrindo Ideais. Ela explica que o consumo das infusões deve ser feito em horários distantes das refeições que contenham essas substâncias.
A nutricionista aconselha que o espaçamento entre refeições com fontes de ferro, cálcio e zinco e ingestão de chá seja preferencialmente de uma hora. “Hoje é comum na prática clínica encontrar pacientes com déficits de vitaminas e minerais, por isso, devemos fazer o que for possível para auxiliar na absorção destes micronutrientes. Afinal, sabemos que não somos apenas o que comemos, mas sim o que absorvemos”, ressalta.
Veridiana lembra que o constante consumo do chá próximo a ingestão de alimentos ricos em ferro pode vir a desencadear a deficiência do mineral e gerar um quadro de anemia. Para potencializar o sabor e os benefícios dos chás, a pós-graduanda em gastroenterologia indica combinar as infusões com cravo, canelas, sumo de gengibre, gotas de limão, anis estrelado e frutas frescas ou secas, a exemplo da laranja e maçã.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.