metropoles.com

Descubra os 3 melhores chás para tomar após os 60 anos

Confira três chás que podem impulsionar a saúde e auxiliar no tratamento de algumas doenças, principalmente para pessoas com mais de 60 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Getty Images
Foto de um copo com um líquido e sachê dentro
1 de 1 Foto de um copo com um líquido e sachê dentro - Foto: Reprodução/Getty Images

Comuns na medicina milenar e apreciados em diferentes culturas ao redor do mundo, os chás promovem a hidratação e trazem diversos benefícios para a saúde. Entre as vantagens oferecidas pela bebida feita com ervas e raízes, estão o aumento da imunidade e a redução do risco de doenças crônicas — uma mão na roda, principalmente pessoas mais velhas.

Por conta das propriedades preventivas e curativas dos chás, a coluna Claudia Meireles separou três opções com propriedades medicinais que podem contribuir no envelhecimento por fortalecerem o sistema imunológico, auxiliarem na digestão, reduzirem as dores e darem um “boost” na estrutura óssea.

Foto colorida - Brinde de duas xícaras com chás diferentes dentro
Chás trazem benefícios para saúde, principalmente para pessoas com mais de 60 anos

Melhores chás para tomar na velhice

Chá verde

Foto colorida - Xícara transparente com chá verde dentro.
Chá verde oferece benefícios para saúde

O chá verde é conhecido por impulsionar a perda de peso, mas seus benefícios vão muito além disso. Rico em vitamina C, vitaminas B1 e B2 e potássio, a infusão da planta Camellia sinensis ajuda o sistema imunológico.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2020, o consumo frequente de chá verde pode diminuir o colesterol, principal causa das doenças cardiovasculares.

Em uma entrevista ao portal EatingWell, a nutricionista Allison Knott afirmou que a bebida está entre as infusões mais benéficas para a redução do colesterol ruim, principalmente pela concentração de catequina, um tipo de antioxidante.

De acordo com o site Health, ingerir chá verde ainda ajuda a proteger contra doenças neurodegenerativas.

Além de reduzir a confusão e a perda de memória causadas pelo declínio cognitivo, o chá verde também é capaz de aliviar a ansiedade e o estresse por conter L-teanina, aminoácido que aumenta a produção de serotonina e dopamina no organismo.

Outro problema que afeta os idosos e tem potencial de ser reduzido com a bebida é a osteoporose, doença óssea que aumenta o risco de fraturas de quadril, coluna e punho. Segundo o Health, o chá verde diminui o desenvolvimento da doença, que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa por ter uma alta concentração de antioxidantes.

Hortelã

Foto colorida _ Xícara com bebida verde e folhas de hortelã dentro
O chá de hortelã é usado para combater problemas digestivos

O chá de hortelã é de fácil acesso e melhora a saúde digestiva, que costuma ficar debilitada com o passar dos anos. De acordo com o site Healthline, entre os sintomas que a bebida consegue aliviar estão gases, inchaço e indigestão.

Além disso, a infusão de folhas de hortelã antes de dormir ajuda a pegar no sono, uma vez que a bebida é relaxante.

Rico em flavonóides, vitaminas e minerais, o chá de hortelã pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar o organismo a combater inflamações. A bebida também diminui a sinusite e o nariz entupido, por atuar como descongestionante.

Gengibre

Foto colorida - Xícara de chá com bebida marrom e pedaços de gengibre
O chá de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias

Com sabor característico, o chá de gengibre é anti-inflamatório, antisséptico e antioxidante. De acordo com o EatingWell, as propriedades anti-inflamatórias do gengibre ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como artrite reumatóide e psoríase.

O consumo regular da infusão de gengibre também proporciona o alívio de dores musculares, enxaquecas, osteoartrite de joelho e dor lombar crônica por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Segundo pesquisa, o gengibre também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, doença comum entre idosos. O estudo mostrou que a especiaria pode reduzir o açúcar no sangue por transportar a glicose da corrente sanguínea para as células.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?