Descubra o composto presente em plásticos que pode prejudicar a saúde
A nutricionista Thayná Ramos explica qual substância presente em plásticos pode causar problemas de saúde, e como evitá-los no dia a dia
atualizado
Compartilhar notícia
Se você gosta de consumir café ou armazenar seus alimentos em recipientes de plástico, saiba que pode estar consumindo um composto orgânico que pode prejudicar a saúde: o bisfenol.
A substância pode ser encontrada em várias versões, como bisfenol A, B, AF, C, E, AP, F e S, mas o que se destaca é o A, utilizada em grande escala por indústrias que fabricam materiais plásticos. Policarbonatos e resinas epóxi (polietileno, polipropileno, policarbonato, poliestireno e policloreto de vinila) são encontrados em garrafas pets, mamadeiras, vasilhas transparentes, revestimento de produtos enlatados, copos plásticos descartáveis e embalagens para armazenar produtos industrializados.
À Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Thayná Ramos Silva explica que a liberação do bisfenol A (BFA) em alimentos e bebidas prejudica a saúde, principalmente endócrina, caso sejam usadas diariamente.
“Essas substâncias entram em contato com o nosso corpo por via oral, inalação ou cutânea. É liberado, principalmente, quando entra em contato com embalagens plásticas na presença de calor (cafés, chás e outras bebidas quentes) e gorduras dos alimentos”, explica a especialista em nutrição clínica, fitoterapia e nutrição esportiva com ênfase em estética.
Entre as consequências que a substância pode causar no organismo está a infertilidade, baixa absorção de hormônios, aumento do riscos de problemas cardíacos, risco de câncer e prejuízos no emagrecimento.
Para evitar que o bisfenol cause problemas com o passar do tempo, a profissional aconselha a utilizar embalagens de armazenagem livres de Bisfenol A – BFA free ou vasilhas de vidro. “Saiba ter equilíbrio e evite esse tipo de material sempre que possível. Além disso, evite esquentar comidas em vasilhas plásticas e tomar café em copos descartáveis, pois a liberação acontece com o contato do calor no recipiente de plástico”, finaliza Thayná.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.