metropoles.com

Descubra como a dieta pode te ajudar a prevenir o cabelo branco

Caso ainda não esteja pronto para assumir o cabelo branco, há algumas maneiras de preveni-lo por um tempo. Cabe ficar de olho na dieta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tatiana Foxy/Getty Images
Foto colorida de mulher com a mão no cabelo com fios grisalhos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher com a mão no cabelo com fios grisalhos - Metrópoles - Foto: Tatiana Foxy/Getty Images

De Glória Pires a Renata Vasconcellos, passando por Reynaldo Gianecchini a George Clooney, essas são algumas personalidades que “abraçaram” o cabelo branco. Mas caso ainda não esteja pronto para assumir os fios grisalhos, existem algumas maneiras de preveni-los por um tempo. É o caso da dieta, conforme elencaram especialistas ao portal de saúde e bem-estar EatingWell.

A probabilidade do cabelo ficar grisalho aumenta, em média, 10% a 20% a cada década após os 30 anos. De acordo com o dermatologista norte-americano Ted Lain, o fio é inicialmente branco e, à medida que é produzido, o corpo adiciona cor natural na forma de melanina.

mulher de cabelo preto mostrando os fios brancos
A dieta tende a impactar as células responsáveis pelo pigmento do cabelo

O especialista explicou que as madeixas brancas têm relação com os folículos capilares enfrentarem fatores como o estresse e a idade, sendo assim, começam a produzir menos cor. Apesar do aspecto genético do processo de envelhecimento estar fora de controle, algumas alterações no estilo de vida tendem a ajudar a manter o cabelo tingido por mais tempo.

“Uma dieta e um estilo de vida saudáveis não são bons apenas para o seu bem-estar geral, mas também para a saúde da pele e do cabelo”, destacou Lain.

Mestre em ciências pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, a nutricionista Julie Upton explicou que o que se come é pró-inflamatório ou anti-inflamatório. Segundo a especialista, a alimentação impacta na coloração das madeixas: “Seguir uma dieta que possa ajudar a conter a inflamação pode ajudar a proteger as células responsáveis pelo pigmento do cabelo”.

Prateleira de supermercado com folhas e legumes expostos
A nutricionista sugeriu comer vegetais e frutas como forma de ajudar a prevenir o cabelo grisalho

“Um plano alimentar baseado em vegetais, com baixo teor de açúcar adicionado e baixo teor de proteínas animais com alto teor de gordura é considerado anti-inflamatório”, ressaltou a nutricionista.

A expert argumentou que esses alimentos tendem a “neutralizar as reações que impactam negativamente as células responsáveis pela manutenção do pigmento nos folículos capilares”. Julie recomendou que se consuma frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como bagas, uvas roxas, folhas verdes-escuras, ervas e especiarias frescas.

Por outro lado, deve-se evitar consumir doces, refrigerantes, bebidas adoçadas com açúcar e carnes processadas com alto teor de gordura, a exemplo do bacon, salame e salsicha.

refrigerante
Bebidas açucaradas devem ser evitadas

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?