Descubra como a dieta pode te ajudar a prevenir o cabelo branco
Caso ainda não esteja pronto para assumir o cabelo branco, há algumas maneiras de preveni-lo por um tempo. Cabe ficar de olho na dieta
atualizado
Compartilhar notícia
De Glória Pires a Renata Vasconcellos, passando por Reynaldo Gianecchini a George Clooney, essas são algumas personalidades que “abraçaram” o cabelo branco. Mas caso ainda não esteja pronto para assumir os fios grisalhos, existem algumas maneiras de preveni-los por um tempo. É o caso da dieta, conforme elencaram especialistas ao portal de saúde e bem-estar EatingWell.
A probabilidade do cabelo ficar grisalho aumenta, em média, 10% a 20% a cada década após os 30 anos. De acordo com o dermatologista norte-americano Ted Lain, o fio é inicialmente branco e, à medida que é produzido, o corpo adiciona cor natural na forma de melanina.
O especialista explicou que as madeixas brancas têm relação com os folículos capilares enfrentarem fatores como o estresse e a idade, sendo assim, começam a produzir menos cor. Apesar do aspecto genético do processo de envelhecimento estar fora de controle, algumas alterações no estilo de vida tendem a ajudar a manter o cabelo tingido por mais tempo.
“Uma dieta e um estilo de vida saudáveis não são bons apenas para o seu bem-estar geral, mas também para a saúde da pele e do cabelo”, destacou Lain.
Mestre em ciências pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, a nutricionista Julie Upton explicou que o que se come é pró-inflamatório ou anti-inflamatório. Segundo a especialista, a alimentação impacta na coloração das madeixas: “Seguir uma dieta que possa ajudar a conter a inflamação pode ajudar a proteger as células responsáveis pelo pigmento do cabelo”.
“Um plano alimentar baseado em vegetais, com baixo teor de açúcar adicionado e baixo teor de proteínas animais com alto teor de gordura é considerado anti-inflamatório”, ressaltou a nutricionista.
A expert argumentou que esses alimentos tendem a “neutralizar as reações que impactam negativamente as células responsáveis pela manutenção do pigmento nos folículos capilares”. Julie recomendou que se consuma frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como bagas, uvas roxas, folhas verdes-escuras, ervas e especiarias frescas.
Por outro lado, deve-se evitar consumir doces, refrigerantes, bebidas adoçadas com açúcar e carnes processadas com alto teor de gordura, a exemplo do bacon, salame e salsicha.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.