Descubra benefícios do remo e como o esporte transforma o corpo
Os professores de remo Pedro Borges Pizarro e Angela Postiglioni Dornelles elencaram os benefícios da prática do esporte
atualizado
Compartilhar notícia
Embora seja conhecido como “o país do futebol“, o Brasil pode muito bem ser chamado de país dos esportes, afinal, soma pódios em diversas modalidades, como o surfe, ginástica e skate street, e fez história em tantos outros desportos. Um exemplo é o remo, em que teve Fabiana Beltrame como campeã mundial em 2011.
Para quem tem interesse em adotar o remo como esporte para toda a vida e não sabe por onde começar, a coluna Claudia Meireles recorreu a dois professores da modalidade, Pedro Borges Pizarro e Angela Postiglioni Dornelles. A dupla de instrutores dá aulas na Academia de Remo Crossrowing, fixada dentro da Associação Atlética Banco de Brasília no Setor de Clubes Esportivos Sul.
Pizarro definiu o remo como “o esporte mais completo que existe”. “Trabalha todos os grupos musculares de forma simultânea e harmônica, ou seja, ao terminar o treino, você não vai sair com mais fadiga ou com mais desgaste de braço ou de perna, mas sim com um sintoma igual no corpo inteiro”, salientou o professor.
Na avaliação do instrutor, a fadiga igual no corpo inteiro é maior diferença do remo para outras modalidades: “Os esportes trabalham vários grupos musculares, mas só o remo trabalha com a mesma intensidade e harmonia”. Mais um contraste citado por Pedro Borges Pizarro envolve a contração muscular.
“A contração muscular do remo é uma longa contração, com grande amplitude. Flexão e extensão completa de pernas e braços, e também do tronco. Algo diferente do ciclismo, que embora use muito a perna, é uma contração mais curta, com movimento menor, menos amplitude, enquanto no remo é total”, argumentou o professor.
Mulheres
Segundo a instrutora Angela Postiglioni Dornelles, as mulheres se apaixonam pelo remo devido ao trabalho e, consequentemente, resultado obtido nas pernas, glúteos e abdômen. A professora enfatizou que as alunas costumam ser bastante aplicadas ao esporte por verem efeitos positivos no corpo. “Isso gera uma satisfação”, acrescentou.
“O movimento trabalha o seu corpo por completo, mas especialmente as pernas, o glúteo e o abdômen, músculos que mais se faz força. Também trabalhamos as costas, peito e braços. Isso traz uma maior definição no corpo, deixando-o bem torneado e sequinho”, esclareceu Angela.
A instrutora de remo indica a modalidade às mulheres que deseja “transformar um pouco mais o corpo”, isto é, defini-lo.
Remadão da Cheia
Inclusive, a Academia de Remo Crossrowing promoverá o evento Remadão da Cheia nesta quinta-feira (23/5). A festa sob a noite de luar contará com uma série de atrações e, claro, haverá a oportunidade de remar no Lago Paranoá. Na ocasião, os participantes irão desfrutar da famosa paella do Pacheco em dois sabores, com e sem frutos do mar.
Tendo como vista a lua e o Lago Paranoá, os presentes do Remadão da Cheia aproveitarão o evento ao som do setlist montado pelo DJ Andrey. Vale dar uma passadinha na mesa de frutas e na fogueira para assar os espetinhos de marshmallows a fim de recarregar as energias após a prática do esporte. Outra sugestão é fazer uma “degustação” de massagem esportiva com o especialista convidado.
O Remadão da Cheia começará às 18h30 desta quinta-feira (23/5). Quem deseja marcar presença no evento deverá ir com roupa esportiva na tonalidade branca ou da Academia de Remo Crossrowing. Para mais informações sobre a festa, entre em contato pelo telefone (61) 99686-7191.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.