metropoles.com

Descubra as tendências de beleza de 2023 do congresso IMCAS em Paris

As médicas Amanda Todt e Lucyanna Baracat estiveram no maior congresso de dermatologia, cirurgia plástica e estética do mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Amanda Todt e Lucyanna Baracat - Metrópoles
1 de 1 Amanda Todt e Lucyanna Baracat - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

O IMCAS Paris é o maior congresso de dermatologia, cirurgia plástica e estética do mundo. O evento anual dura três dias e reúne os mais renomados profissionais da área em torno das novidades da indústria da beleza. Novas tecnologias, produtos e técnicas são apresentados, com visões e experiências de cada canto do planeta.

Brasília foi muito bem representada no congresso com duas grandes médicas locais: Lucyanna Baracat e Amanda Todt. Ambas estiveram no evento para se atualizar com o mais amplo e prestigiado rol de conhecimentos. À Coluna Claudia Meireles, elas revelam as tendências de beleza e estética de 2023 comentadas no IMCAS Paris:

Naturalidade

Segundo Lucyanna Baracat, a naturalidade nunca foi tão aclamada. Exageros e muitas seringas de preenchimento na harmonização facial, definitivamente, estão em baixa, sendo substituídos pelos procedimentos voltados para o estímulo de colágeno.

“Tanto os bioestimuladores de colágeno injetáveis (Sculptra, Radiesse e Elleva), quanto as tecnologias que fazem esse estímulo de colágeno, como Ultraformer MPT, Fotona e Morpheus, são a ‘bola da vez”, fala a médica.

Amanda Todt confirma que a naturalidade e a individualização dos tratamentos foram muito comentados durante o congresso. “Fiquei muito feliz ao ver que há essa preocupação em não descaracterizar o paciente”, opina.

Mulher parda - Metrópoles
A naturalidade foi um conceito muito marcante durante o evento

Pescoço e colo

Até então esquecidas, as áreas do pescoço e colo ganharão destaque nos procedimentos com novas opções de tratamento e a conscientização de que os cuidados precisam ir além da face, conforme diz Baracat.

Couro cabeludo

Já o couro cabeludo ganhou um ultrassom microfocado para chamar de seu. “Ponteiras mais superficiais podem ser aliadas aos tratamentos capilares”, pontua Todt.

Skincare minimalista

A queridinha rotina de skincare está mais simples do que nunca. De acordo com Lucyanna Baracat, a prática, agora, tende a ficar com poucas etapas e direcionada à necessidade e ao estilo de vida de cada pessoa. “Aposta-se, também, no skincare em consultório, com lasers como o Laser de Thulium (BB Laser Lavieen), que pode ser feito uma vez ao mês para manter a pele bonita, viçosa, com poros fechados e sem manchas!”, acrescenta.

Skincare - Metrópoles
A rotina de skincare está mais simples do que nunca!

Tratamento facial revolucionário

Falando em rosto, a grande novidade tecnológica para a região é o EMFACE, da BTL, uma revolução nos tratamentos faciais. “Ao emitir energias de radiofrequência sincronizadas com HIFES (estimulação eletromagnética facial de alta intensidade), ele afeta, simultaneamente, a pele facial e os músculos”, afirma Amanda Todt.

O resultado desse procedimento é menos rugas e mais elevação natural sem agulhas. O melhor de tudo é que ele trata o rosto inteiro em apenas 20 minutos. E mais: o aparelho é hands free, ou seja, funciona independentemente, uma vez que os aplicadores são afixados na face.

Botox mais duradouro

Outra boa notícia trazida pela profissional é que uma nova toxina botulínica de ação mais prolongada também foi anunciada. A promessa da Alluzience, da Galderma, é durar de 6 a 9 meses. O item deve chegar ao Brasil nos próximos dois anos.

Tratamentos corporais

Em 2023, será dada mais atenção, ainda, aos tratamentos corporais, com tecnologias de ponta que conseguem fazer uma remodelação corporal 360 graus. “Há procedimentos para todas as camadas, abrangendo todas as queixas dos pacientes, como gordura localizada, celulite, falta de definição muscular e flacidez”, explica Lucyanna Baracat.

Amanda Todt cita o Profhilo, que foi um sucesso no IMCAS Paris. De tecnologia italiana, ele é um bioremodelador celular capaz de restaurar a estrutura dos tecidos, sem volumizar a região, sendo o produto com a maior concentração de ácido hialurônico puro do mercado.

O bumbum, por sua vez, continuará sendo a cereja do bolo dos tratamentos corporais, segundo Baracat. Opções como bioestimuladores de colágeno, preenchedores corporais e tecnologias serão cruciais para conquistar o tão desejado bumbum perfeito, empinado, sem flacidez, redondinho, com projeção e sem celulite.

Em 2023, será dada mais atenção aos tratamentos corporais

Celulite

Já que o assunto é celulite, mais uma novidade foi mencionada na feira para combater os tão “temidos” furinhos no corpo. Amanda Todt lembra do Alidya, o primeiro medicamento injetável indicado, especificamente, para a prevenção e tratamento da lipodistrofia ginóide (celulite).

“Ele promove a lipólise ou mobilização (queima) de gordura, ativa a circulação local, firma os tecidos e melhora a oxigenação da pele. Infelizmente, ainda não temos no Brasil, mas já estamos ansiosos com a chegada”, declara ela.

Melasma

O melasma também foi citado no congresso. E um novo método de tratá-la deu no que falar: um produto tópico que concede clareamento mais rápido e sustentado, que, em breve, chega ao Brasil. “O Cyspera Intensive System é formulado com um complexo patenteado de Cysteamine Isobionic-Amide Complex, um inibidor de transferência melanossomal que faz parte da família da vitamina B3. Juntamente com a cisteamina, ele proporciona três poderosos efeitos sinérgicos para uma melhor correção do pigmento e saúde da pele”, informa Todt.

De acordo com a profissional, a cisteamina inibe várias etapas na via da melanogênese (formação da melanina), funcionando, também, como antioxidante para proteger a cútis contra os radicais livres.

Tratamentos combinados

Conforme revelou, anteriormente, à coluna, Amanda Todt acredita que a combinação de tratamentos pode turbinar ainda mais seus resultados. Essa tese foi atestada no IMCAS Paris, que ressaltou a importância de associar os diferentes procedimentos para uma mesma queixa ou região, trazendo, também, mais naturalidade.

A médica cita o uso do bioestimulador de colágeno Radiesse juntamente com um ácido hialurônico de baixa viscosidade (que ainda não chegou ao Brasil) na mesma aplicação, para potencializar a ação rejuvenescedora.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?