metropoles.com

Descubra alimento bom para imunidade, saúde mental e controle de peso

Nutricionista do Metrópoles, Thaiz Brito explicou alguns dos benefícios do alimento para a saúde. A opção é rica em diversos nutrientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prostock-Studio/Getty Images
Foto colorida de mulher negra e jovem, com blusa branca e com um garfo na boca - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher negra e jovem, com blusa branca e com um garfo na boca - Metrópoles - Foto: Prostock-Studio/Getty Images

Em uma listagem de superalimentos, sai na frente — ou nas primeiras posições — o salmão. Conforme comprovam estudos científicos, o peixe fornece uma boa parte dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, desde contribuir com a saúde do cérebro passando pelo fortalecimento dos ossos.

Algumas das vantagens do item comestível são bastante conhecidas, a exemplo de beneficiar o coração. Outras meio que estão escondidas.

Na missão de descobrir quase todas as benesses de comer salmão, a Coluna Claudia Meireles conversou com Thaiz Brito, nutricionista do Metrópoles.

Abaixo, confira quais propriedades do peixe ajudam a “turbinar” a imunidade e diminuir o risco de transtornos mentais, como a depressão. Vale lembrar que o Brasil é o país com maior prevalência da condição em toda a América Latina, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

salmão
O salmão é um superalimento

Depressão

De acordo com uma meta-análise publicada pelo Global Health Journal em 2020, adicionar salmão na refeição colabora com a redução do risco de depressão. Thaiz explica que o peixe é rico em ômega-3, que traz na composição o DHA, espécie de ácido graxo atuante em funções cerebrais. “Componente muito associado à saúde mental e até a queda de sintomas de comportamento da ansiedade”, elucida a nutricionista.

“O DHA é um potente nutriente para o cérebro, por isso o salmão pode ser associado à melhora indireta da saúde mental devido à presença do ômega-3”, acrescenta Thaiz. A especialista define o peixe como um alimento “interessante e bastante poderoso” para saúde em razão da presença de nutrientes específico.

Ilustração de um cérebro com um curativo colocado por uma mulher - Metrópoles
O salmão tem um componente que ajuda nas funções cerebrais

Imunidade

Para consumir de uma só vez o combo formado por ômega-3, selênio e vitaminas A e D, parece ser necessário tomar suplemento. Entretanto, o salmão oferece esses nutrientes e muitos outros, capazes de fortalecer a imunidade a curto e longo prazos. “Pode-se dizer que é um alimento bem completo, além de ajudar a prevenir doenças e dispor de ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo”, destaca a expert.

“O salmão ajuda na imunidade também pelas vitaminas do complexo B. É rico em vitamina D, considerada quase um hormônio e que protege contra a osteoporose”, avalia a nutricionista.

Controle do peso

Por dispor de proteína magra e gordura poli-insaturada, o salmão tende a ajudar a prolongar o quesito saciedade, ou seja, minimiza o desejo de comer. Conseguir manter um peso saudável é um passo importante para contribuir com a prevenção de doenças crônicas, a exemplo da obesidade e da diabetes tipo 2.  O alimento tem o “selo” de um bom aliado para quem deseja controlar os quilos na balança.

“O salmão tende a ajudar no controle do peso. Primeiro, por ser rico em proteínas e colaborar com a saciedade. Segundo, porque tem uma densidade nutricional muito boa. Rico em antioxidantes e em ômega 3, que pode cooperar em dietas de emagrecimento”, esclarece Thaiz.

Foto colorida de filés de salmão dentro de um panela. O peixe tem ervas em cima - Metrópoles
O salmão pode ajudar no controle do peso

Comer todo dia?

Enquanto alguns peixes apresentam alto teor de contaminação por mercúrio, o salmão — felizmente — não integra o rol. Após saber dos benefícios, fica a vontade de comer o alimento todos os dias. À coluna, Thaiz Brito faz ressalvas quanto à ingestão, pois a opção quando consumida em exagero tende a gerar um “saldo calórico relevante”.

“Não tem problema consumir todos os dias. Agora, o que não dá é para exagerar, pois é um alimento com gordura e, em excesso, gerará um saldo calórico relevante. Estando dentro de um cronograma alimentar adequado não vai gerar problema algum”, atesta a especialista.

Para não exagerar no consumo de salmão, a nutricionista sugere recorrer a outros tipos de peixe ou ao filé de frango. “É muito interessante variar as fontes de proteína da dieta”, garante Thaiz.

Foto colorida de fatias de salmão
A nutricionista alerta para não exagerar no consumo do alimento

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?