metropoles.com

Descubra 8 produtos de beleza que são um “perigo” para a pele do rosto

A dermatologista Fernanda Bartels deixou a coluna a par dos produtos de beleza considerados perigosos e das complicações após a aplicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
skincare
1 de 1 skincare - Foto: Getty Images

Já aplicou um produto de beleza no rosto contraindicado para essa região? Se sim, você provavelmente notou uma leve alergia, surgimento de acne ou aumento da oleosidade. Esses são apenas alguns sinais decorrentes dessa atitude equivocada. Embora pareça tempestade em copo d’água, saiba que passar as fórmulas inadequadas na testa, queixo, nariz, bochechas ou ao redor dos olhos pode gerar sérias consequências.

Quem deixou a coluna Claudia Meireles a par dos produtos de beleza considerados perigosos e das possíveis complicações foi a dermatologista Fernanda Bartels. Desde 2010, a médica atende na Clínica Eveline Bartels, situada em Belo Horizonte. A seguir, confira quais itens integram a lista de fórmulas prejudiciais à cútis do rosto e mantenha-se em alerta!

1 – Hidratante corporal

Tem costume de passar hidratante corporal no rosto? A dermatologista pede atenção em caso de repetições constantes. “Temos diferentes tipos de pele no nosso corpo”, salienta Fernanda.

A dermatologista explicou o motivo para não usar o produto na face:

“Normalmente, a cútis corporal é mais seca que a do rosto. Até pessoas com a derme facial oleosa costumam ter a do corpo mais ressecada. Na maioria das vezes, os hidratantes corporais contêm um poder de hidratação maior, podendo piorar a oleosidade da pele do rosto em muitos casos”.

Mulher passa hidratante no rosto em frente ao espelho
Não aplique creme desenvolvido para o corpo no rosto, frisa a médica

2 – Sabonete corporal

“Lavar o rosto com sabonete corporal não faz mal”. Caso tenha falado ou escutado a afirmação anterior, melhor mudar o posicionamento o quanto antes. “O pH da pele da face é diferente do corpo. Sendo assim, não indico usar o mesmo produto”, esclarece a médica.

Fernanda Bartels ressalta que os sabonetes corporais tendem a ser mais abrasivos e agridem a pele do rosto: “Deixa a região facial mais sensível, ressecada e até mesmo irritada”.

Sabonete - pele - skincare
A regra do hidratante corporal é a mesma para o sabonete. Nada de passá-lo no rosto

3 – Tintura de cabelo

Pinta as madeixas e não protege a derme facial da química? A especialista indica aplicar vaselina, óleos e cremes hidratantes ao redor do couro cabeludo. “A tintura capilar tende a causar irritação quando em contato com a pele do rosto e deixar manchas do tonalizante. Apesar de não serem permanentes, os resquícios podem ser evitados”, destaca a integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Tintura de cabelo
Cuidado com a tintura de cabelo na pele, alerta a dermatologista

4 – Creme para os pés

No mundo ideal, parece ser impossível alguém aplicar creme para os pés no rosto, entretanto vale a pena a médica explicar por que não se deve passar a fórmula na testa, queixo, nariz e bochechas. “Não seria uma boa opção, pois pode vir a ocasionar desde um leve aumento da oleosidade até o surgimento de acne e reações alérgicas”, garante Fernanda.

Integrante do corpo de profissionais da Clínica Eveline Bartels, a médica conta que as loções trazem na fórmula ativos dosados de acordo com o grau de dano que se espera reparar em determinada região. Por exemplo, bumbum e mãos. No caso dos pés, por ser uma área mais grossa e ressecada, precisa de uma hidratação mais intensa.

Pés - cremes
Quando aplicados no rosto, os cremes para os pés ocasionam desde um leve aumento da oleosidade até o surgimento de acne e reações alérgicas

5 – Spray de cabelo

Passar um jato de spray capilar para fixar a maquiagem. Quem nunca cometeu o equívoco que atire a primeira pedra. Na avaliação de Fernanda Bartels, o método se enquadra como falta gravíssima. “Além do spray de cabelo comprometer o resultado da produção, provoca irritações na pele”, reforça.

A tese a dermatologista acrescenta: “Pode até ter o mesmo efeito, mas cada um foi desenvolvido para ser usado em determinada região. Melhor respeitar essa indicação para prevenir um dano maior.”

Sabonete - pele - skincare
É um equívoco aplicar spray capilar para fixar a maquiagem

6 – Água oxigenada

Usada para descolorir os pelos, a água oxigenada faz parte do rol de produtos perigosos, conforme enfatiza a médica: “O produto tem potencial muito abrasivo e altamente irritante para a pele. Apesar de existir receitas voltadas ao clareamento de manchas na cútis — como fazem com cabelos e pelos do corpo, a prática é totalmente desaconselhável. O risco de irritação local e queimadura são grandes levando a piora da lesão inicial”.

Fernanda frisa que a água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto desinfetante, capaz de destruir fungos e bactérias. Em relação ao uso cosmético e estética, a especialista em beleza contraindica o uso da fórmula.

Pele - skincare - mulher
Fernanda contraindica o uso da fórmula por prejudicar a pele. A água oxigenada é “abrasiva”

7 – Maquiagens e cosméticos vencidos

O prazo de validade do produto de beleza ultrapassou, mas você optou por arriscar o uso? A expert aciona o botão de vermelho e pede o fim do deslize. No caso dos dermocosméticos, há a possibilidade da pessoa utilizar uma fórmula que não irá mais oferecer o benefício proposto devido ao princípio ativo não estar mais atuante.

“Existe o risco do produto vencido ter a fórmula alterada e causar danos como dermatites, acne, vermelhidão e irritações”, sustenta a dermatologista. Segundo Fernanda, cosméticos abertos e armazenados há tempos favorecem a contaminação e proliferação de fungos e bactérias. “Tende a causar infecções locais”, evidencia a médica.

Maquiagem
Fique de olho no prazo de validade das maquiagens e cosméticos

8 – Receitas caseiras

Algumas receitas disponíveis na web para esfoliar ou limpar a pele têm como ingredientes vinagre, bicarbonato de sódio e açafrão. De fato, esses ingredientes ajudam a saúde da pele facial? “O uso indiscriminado e sem orientação de qualquer um desses ativos e produtos podem causar desde manchas a reações alérgicas ou irritativas”, realça Fernanda.

Máscara facial de açafrão
A médica avisa para ter cautela com as receitas de máscaras caseiras

Sobre a especialista

Em 2004, Fernanda Bartels se formou na Faculdade de Medicina de Barbacena, em Minas Gerais. Ela tem residência em clínica médica pelo Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Já em 2010, a expert concluiu especialização pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, da Santa Casa do Rio de Janeiro.

Fernanda tem título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), desde 2010. No mesmo ano, a médica entrou para a Clínica Eveline Bartels, onde tem consultório. O espaço dedicado aos cuidados com a pele e estética fica em Belo Horizonte.

Mulher sentada em um sofá rosa e olhando para a frente
A dermatologista Fernanda Bartels

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?