Descubra 5 alimentos poderosos que são considerados amigos da pele
Para desfilar com uma cútis impecável, é preciso primeiramente cuidar do organismo, ou seja, comer bem
atualizado
Compartilhar notícia
Ao longo da vida, certamente, já ouviu o ditado “você é o que você come”. Se acredita que a máxima é uma balela, prepare-se para admitir o contrário após Carla Oates te provar o poder da alimentação na saúde da pele. Conhecida pela expressão “a chef da beleza”, ela elabora os próprios cosméticos, com ingredientes naturais. O motivo dela colocar a mão na massa? A expert sofre com alergias dermatológicas e eczema.
Durante as alquimias, Carla descobriu que para desfilar com uma cútis impecável, é preciso primeiramente cuidar do organismo, ou seja, comer bem. “Começa de dentro para fora, e com o intestino, especificamente”, endossou em entrevista à InStyle. A chef da beleza trabalha há 17 anos no desenvolvimento de fórmulas inovadoras. Também descrita como guru de cuidados com a pele, ela escreveu um livro em que compartilha algumas teorias.
Lançado em 2016, o livro traz como título: A Chef da Beleza: Comida deliciosa para a pele radiante, saúde intestinal e bem-estar. Na obra, Carla conta o passo a passo de sua pesquisa e ensina algumas receitas aos interessados em melhorar a saúde intestinal e, consequentemente, da pele. À InStyle, a guru listou os cinco melhores alimentos capazes de fazerem mágica na cútis e deixá-la radiante.
Confira!
1 – Fermentados
“Alimentos lactofermentados são ricos em nutrientes biodisponíveis para nutrir a pele por dentro”, sustentou Carla. De acordo com a especialista, o processo de lactofermentação ajuda a pré-digerir os ingredientes consumidos e, dessa forma, os nutrientes ficam mais fáceis para serem usados pela cútis e corpo.
Outro benefício de ingerir alimentos fermentados é a melhora no processo da digestão. A sugestão traz na composição prebióticos e probióticos de amplo espectro. Ela indica adicionar às refeições kefir, chucrute e kimchi (ingrediente considerado base da alimentação dos coreanos).
2 – Vegetais com folhas verdes escuras
Não gosta de comer couve, brócolis e repolho? Você não sabe o que está perdendo. “Esses vegetais crucíferos são super-ricos em compostos de enxofre que contribuem para desintoxicar a pele”, explicou Carla Oates. O consumo constante dos ingredientes favorecem à saúde da cútis, deixando-a limpa e brilhante.
3 – Frutas vermelhas e romãs
Fontes potentes de antioxidantes e anti-inflamatórios, as frutas vermelhas e romãs englobam substâncias que ajudam na produção de colágeno. Outra função dos dois alimentos é proteger a pele dos raios ultravioletas e dos danos dos radicais livres.
4 – Ômega 3
Boas opções de alimentos que contêm ômega 3 são a linhaça, salmão, sardinha e chia. “Os ingredientes ricos com o nutriente hidratam e alisam a derme por dentro, além de oferecer potencial anti-inflamatório”, salientou Carla. A chef da beleza lembrou que as inflamações causam todos os tipos de problemas na cútis, por exemplo, ressecamento, perda de colágeno e de tom da pele.
5 – Betacaroteno e vitamina A
Caso tenha escutado que cenoura faz bem para a pele e, por isso, consome o legume com frequência, você está em um bom caminho, conforme frisa a expert. No grupo de alimentos, constam ainda o abacate e a batata-doce. Os ingredientes contribuem com o rejuvenescimento e renovação celular da cútis.
“O abacate está repleto de carotenóides que beneficiam a pele. Também contém gorduras boas, incrivelmente rejuvenescedoras e hidratantes, que a ajudam a tornar as substâncias mais disponíveis a serem usadas pelo corpo, pois são solúveis em gordura”, esclareceu Carla Oates.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.