Descubra 10 funções inusitadas do óleo de coco para o seu cabelo
Experts revelam como utilizar o ingrediente para cada objetivo. Você vai se surpreender com o poder desse produto!
atualizado
Compartilhar notícia
O óleo de coco carrega uma enorme reputação como um ingrediente de “mil e uma utilidades”. Não à toa, é considerado o rei de todos os óleos. Natural e capaz de fazer muito pelas nossas madeixas, ele é um dos mais lembrados e recomendados quando o assunto é saúde e beleza.
Diante disso, as experts Cynthia Alvarez e a Stephanie Brown, queridinhas de celebridades, compartilharam com a revista americana Marie Claire 10 funções inusitadas que o óleo de coco pode ter para o cabelo.
Ficou curioso? Anote:
1 – Contribui para o crescimento, a espessura e a saúde do cabelo
De acordo com Stephanie Brown, o ingrediente auxilia no crescimento dos fios. “Ele certamente ajudará seu cabelo a ficar mais saudável, mais espesso e mais longo”, garantiu. “As vitaminas e os ácidos graxos do óleo de coco ajudam a nutrir o couro cabeludo e penetrar na cutícula do cabelo. Aplicar uma máscara de tratamento, uma vez por semana ou a cada duas semanas, por 5 a 10 minutos, fará o truque”, sugeriu.
2 – Trata o cabelo antes do xampu
Ingredientes agressivos presentes nos xampus podem retirar óleos benéficos e naturais das madeixas. Segundo Stephanie Brown, se o cabelo estiver seco ou danificado, o óleo de coco é um bom tratamento pré-xampu, para evitar que o produto remova toda a oleosidade da região. A dica, portanto, é massagear os fios com o ingrediente, da raiz às pontas, antes de aplicar o xampu.
3 – Evita danos à coloração
A colorista ensina os clientes a colocar um pouco do óleo de coco nos fios, antes de fazerem mechas ou platinarem o cabelo. Essa prática, ela explica, protege as madeixas dos descolorantes.
4 – Corrige as pontas duplas e controla o frizz
Aos que estão sem tempo de ir ao salão de beleza, Cynthia recomenda esfregar o ingrediente nas pontas duplas para uma correção rápida e controle de frizz. “O óleo de coco suaviza as cutículas nas pontas duplas, para que o cabelo não pareça desfiado no final. Também ajuda a domar o frizz, devido às pontas duplas ou ao clima úmido’’, disse. “Na verdade, ele pode controlar o frizz em toda a sua cabeça, não apenas nas pontas duplas”, lembrou.
5 – Serve de tratamento sem enxágue no verão
A sugestão de Stephanie Brown é usufruir do óleo como um tratamento sem enxágue no verão. “O calor do sol vai abrir a cutícula para que o óleo penetre ainda mais no seu cabelo. Seus ingredientes têm protetores naturais que minimizam os danos do sol nos fios. O óleo de coco também protege o cabelo de secar ou ficar quebradiço com a água salgada e cloro”, compartilhou.
6 – Ajuda a se livrar dos piolhos de forma natural
Brown aconselha pessoas que estão lidando com piolhos a esfregarem o ingrediente em todo o couro cabeludo, inclusive nos fios (da raiz às pontas). A colorista entregou que esse é um passo inicial para eliminar esses bichinhos nada agradáveis. “Certifique-se de fazer um enxágue com vinagre de maçã para matar todos os ovos ou lêndeas deixados para trás”, falou.
Cynthia Alvarez, por outro lado, ressaltou que o óleo de coco sozinho não consegue se livrar totalmente dos piolhos. Segundo a profissional, é bom, também, misturar algumas gotas de óleo tea tree com óleo de coco.
7 – Aliado no combate à caspa
“Se você quiser combater a caspa, coloque óleo de coco no couro cabeludo por cerca de cinco minutos, e depois lave com xampu”, ensinou Stephanie Brown. Para ela, vale fazer isso até começar a ver menos caspa. Alvarez confirmou que essa prática reduz a descamação.
8 – Age como desembaraçador
O óleo ainda proporciona um ótimo deslizamento para as mechas, o que resulta em um desembaraçamento mais suave. Que tal aderir ao produto na hora de pentear as madeixas?
9 – Aumenta o brilho
Quer dar um brilho extra aos fios? Cynthia Alvarez sugere aplicar o ingrediente em todo o cabelo, com a mão leve, para que ele não fique muito oleoso.
10 – Vale como um fator de proteção natural
Por fim, como dito anteriormente, o ingrediente é um “santo remédio” para os dias de verão. “O óleo de coco é um FPS natural e protege o cabelo e a pele dos raios nocivos do sol”, citou Alvarez.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.